Equipes da Prefeitura de Frederico Westphalen, da Secretaria de Agricultura e da Defesa Civil Municipal realizaram, na manhã desta sexta-feira (3), levantamento sobre os danos ocasionados pelas chuvas que atingiram o município e a região nas últimas horas. Conforme a Defesa Civil Municipal, foram registrados cerca de 210 milímetros entre a noite de quarta-feira (1) e a manhã de sexta-feira (3).
As informações coletadas até agora pela administração municipal dão conta de danos materiais. Algumas famílias foram atingidas pela cheia de riachos e rios, especialmente no distrito de Castelinho, mas não foram registrados, até o momento, casos de pessoas feridas ou desaparecidas.
Abaixo, confira as principais informações sobre os estragos e as orientações à população. Os dados foram atualizados às 11h40min de sexta-feira (3/5)
Famílias desabrigadas
Até a manhã desta sexta-feira (3), havia duas famílias desabrigadas no município, ambas moradoras do distrito de Castelinho. A água do riacho conhecido como Castelão invadiu as residências, ultrapassando o telhado e obrigando os moradores a deixarem a casa.
As duas famílias foram acolhidas na subprefeitura da comunidade. Agora, a Prefeitura de FW trabalha para alocar os moradores em outras residências, por meio de aluguel social. Enquanto isso, elas permanecem na subprefeitura.
Famílias atingidas
O número de famílias atingidas está em atualização. Até o momento, há o registro de seis famílias afetadas no distrito de Castelinho e uma na linha São Paulo. São consideradas atingidas aquelas famílias que tiveram transtornos decorrentes das chuvas, como alagamentos temporários, retirada de móveis e roupas ou pernoite fora do lar.
Situação das estradas
Pelo menos 30 pontos no interior do município apresentam algum tipo de estrago decorrente das chuvas. Há, no momento, quatro pontos de trânsito interrompido.
A situação mais crítica é na estrada que leva para a linha São Brás, via frigorífico Ragale.No local, houve queda de barreira e o trânsito está totalmente interrompido. Há grande quantidade de terra, pedras e árvores no trecho, que é considerado instável e perigoso. As equipes da Prefeitura de FW iniciarão os trabalhos de retirada do material ainda nesta sexta-feira (3).
A liberação do trânsito deve levar entre dois a três dias. Durante esse período, a orientação aos motoristas que precisam ir até a comunidade da linha São Brás é escolher o caminho pela via que passa ao lado do campo do Serrano.
O segundo ponto de interdição fica no distrito do Castelinho, na via que liga à comunidade da linha Balzan. Neste momento, o rio da Várzea cobre toda a extensão da pista e impede o tráfego.
A mesma situação é observada entre as linhas Balzan e São Paulo. Há vários trechos situados nas proximidades do rio da Várzea nos quais a água cobre a posta e inviabiliza o trânsito.
O outro ponto interditado fica na ponte que liga as comunidades de Pedras Brancas e Lajeado Bonito. A estrutura foi bastante afetada pela correnteza e apresenta risco aos condutores. Obras de reparos devem iniciar já nesta sexta-feira (3). A orientação para quem quer acessar o Lajeado Bonito é ir pela linha Alto Alegre.
Campanha de arrecadação de donativos
Para ajudar as famílias afetadas, a Prefeitura de Frederico Westphalen está com uma campanha de arrecadação de donativos. O ponto de coleta fica no Centro de Eventos do Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella.
É possível doar todos os tipos de produtos, mas itens de higiene pessoal e limpeza são os mais necessários neste momento. O espaço está aberto em horário comercial.
Acolhimento de famílias afetadas
Famílias que foram afetadas ou estiverem sem abrigo podem solicitar ajuda da Prefeitura de FW. A administração municipal conta com aluguel social para alocar as pessoas que estão sem residência. Caso o número de desalojados seja muito grande, as famílias serão alocadas no Centro de Eventos do Parque de Exposições.
Caso precise de ajuda, contate os seguintes números:
- Secretaria de Administração: (55) 99926-1616 – Sandro Aires Cerutti
- Secretaria de Assistência Social e Habitação: 3744-6943 ou (55) 98477-3356 – Luciane Locatelli
- Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos: 3744-4466, 3744-4476, 3744-6784 ou (55) 99964-3410 – Paulo Tiggemann
- Defesa Civil Municipal: (55) 99623-9424 – Gilberto
- Defesa Civil Estadual: 199
- Corpo de Bombeiros: 193 ou (55) 3744-4925
- Brigada Militar: 190 ou 3744-3190, 3515-4138 ou (55) 8414-2005