FW confirma a terceira morte por dengue

O município de Frederico Westphalen, norte do estado, confirmou na tarde desta segunda-feira, 26 de março, a terceira morte por dengue. Trata-se de uma mulher de 74 anos. Seu óbito foi no dia 15 de março. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS) confirmou também na segunda-feira, mais dois óbitos pela doença. Um homem de 68 anos, de Cruz Alta (óbito em 17 de março), e uma mulher de 78 anos (óbito em 21 de março), de Novo Hamburgo. 

O estado do Rio Grande do Sul contabiliza 40 mortes por dengue em 2024. Dos mais de 31,2 mil casos confirmados da doença em cidades gaúchas, neste ano, 26,5 mil envolveram pessoas que não fizeram viagens – ou seja, se infectaram na cidade onde vivem. Em razão da realidade epidemiológica, o executivo decretou situação de emergência sanitária em 12 de março. 

Cresceu, também, o número de cidades decretando emergência sanitária em razão da dengue. Nas últimas semanas, recorreram a essa medida prefeituras como as de Canoas, Cachoeirinha, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Três Passos, Tenente Portela, Espumoso, Redentora, Independência, Crissiumal e Uruguaiana.

Nas 11 primeiras semanas de 2024, o Brasil superou 2 milhões de casos prováveis de dengue. De acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, foram confirmadas, até o momento, 758 mortes, com mais de mil ainda em investigação.

Sintomas da dengue

Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos)
Dor de cabeça
Dor no corpo
Dor nas articulações
Mal-estar geral
Náusea
Vômito
Diarreia
Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira

 

Com informações de GZH