Representantes da Administração Municipal de Frederico Westphalen estão, desde a noite de segunda-feira (18), realizando visitas aos locais afetados pela enxurrada que atingiu o município. O trabalho acontece em parceria com a Defesa Civil e tem o objetivo de contabilizar os danos humanos e materiais, visando fornecer amparo aos moradores.
Um levantamento preliminar indica que há 70 pessoas desalojadas e 15 desabrigadas. Os bairros mais atingidos pelas chuvas foram o Aparecida e o Jardim Primavera. Estradas no interior também foram comprometidas.
Nesta terça-feira (19), a Administração Municipal e a Defesa Civil estiveram em alguns desses locais que foram atingidos com mais intensidade, como as imediações na rua Caí, no bairro Aparecida. A equipe também esteve no distrito de Castelinho, onde um córrego transbordou e atingiu residências.
Nesse e em outros pontos do município, a Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos realiza trabalho de limpeza das ruas e estradas. Ao mesmo tempo, a Secretaria da Assistência Social e Habitação faz levantamento de moradores atingidos e faz entrega de donativos.
Sobre o fenômeno climático
Conforme o Corpo de Bombeiros, foram registrados mais de 200 milímetros de chuva em Frederico Westphalen na noite de segunda-feira (18). Desse montante, cerca de 140 milímetros caíram sobre o município em menos de uma hora.
Assistência aos moradores atingidos
A Secretaria da Assistência Social e Habitação está organizando a entrega de donativos aos moradores afetados, como cestas básicas. A secretaria também montou um centro para arrecadação de doações de colchões, cobertores e móveis. Esses materiais podem ser entregues no Salão da Terceira Idade, no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella.
Caso não seja possível entregar as doações no parque, a secretaria faz a busca dos itens. Nesse caso, o número para contato é o (55) 9 9993-6996 ou (55) 3744-6943.
Fonte: Ascom/Prefeitura de FW