O Movimento dos Pequenos Agricultores e Pequenas Agricultoras (MPA) e a cooperativa Cooperbio confirmaram para o dia 16 de março (sábado) a realização da sétima edição da Festa da Semente Crioula e da segunda edição da Feira Regional de Economia Solidária. O local que vai receber as atividades é a sede da Cooperbio, no município de Seberi (RS).
“Este é um evento que a cada ano têm ganhado importância e repercussão, celebrando as tradições do campesinato e colocando em evidência a agricultura familiar camponesa, responsável pela produção de cerca de 70% dos alimentos que de fato chegam até a mesa de todos os trabalhadores e trabalhadoras”, afirma Marcos Joni de Oliveira, engenheiro agrônomo que atualmente preside a Cooperbio. Nesta edição a organização conta com a parceria da prefeitura municipal de Seberi, Associação Nacional da Agricultura Camponesa (Anac), Fundação Universidade de Rio Grande (Furg) e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
A técnica em agropecuária e integrante da direção do MPA, Viviane Chiarello, conta que “estão sendo finalizados os últimos detalhes da programação, mas todos os participantes estão sendo convidados para chegar de manhã logo cedo para participar de atividades que vão desde as tradicionais rodas de conversa, passando pela culinária tradicional camponesa, até a apresentações de artistas populares de projeção nacional que vão dividir o palco com talentos locais e regionais”.
Outro aspecto destacado pelos realizadores está na Feira de Economia Solidária, que viabiliza espaço de exposição e comercialização de produtos agroecológicos, alimentos originados em agroindústrias de matriz familiar, artesanato, publicações, peças de vestuário, entre dezenas de outras opções. “É na Feira de Economia Solidária que relembramos o desafio do Fórum Social Mundial, que nos desafia a construção de um novo mundo possível e uma nova economia necessária”, explica Viviane.