O ministro do Trabalho e Previdência Social, deputado federal Onyx Lorenzoni, consolidou sua filiação ao Partido Liberal (PL). No ato oficial que marcou o lançamento da candidatura do ministro ao governo do Rio Grande do Sul, realizado na terça-feira (22), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, duas expressivas lideranças na região do Alto Uruguai também ingressaram no partido. Ambos egressos do Partido Democrático Trabalhista (PDT), o prefeito de Faxinalzinho, James Torres, e o ex-vice-prefeito de Erechim, Marcos Lando, assinaram sua filiação e seguem o caminho trilhado pelo líder da bancada do PL no parlamento gaúcho, deputado Paparico Bacchi, responsável pela articulação política que efetivou o ingresso das lideranças na sigla.
O deputado Paparico Bacchi destacou o fortalecimento na tribuna do Plenário 20 de Setembro, durante a sessão plenária da terça-feira (22), e destacou a filiação de lideranças regionais. “Me honra ter o Lando e o prefeito James como lideranças do PL. Assumi o mandato de deputado estadual em 2019 comprometido em desempenhar um trabalho inovador e efetivo às demandas que fortalecem o desenvolvimento das regiões Nordeste e Alto Uruguai. Tenho certeza que eles têm o mesmo comprometimento de fazer a diferença à sua comunidade por meio da representação política e devem agregar mais lideranças ao Partido Liberal que, a cada dia, cresce de forma exponencial como uma das principais forças políticas do Rio Grande do Sul e do Brasil”, afirmou Paparico Bacchi no ato onde o deputado federal Giovani Cherini passou a presidência estadual do partido para o ministro Onyx Lorenzoni.
Após a filiação do presidente da república, Jair Bolsonaro, que concorre à reeleição pelo PL, lideranças de diversas siglas estão migrando para o PL – a maioria egressos do DEM e do PSL. O prazo para a troca de partido para quem deseja concorrer à eleição de outubro de 2022 se encerra no próximo dia 2 de abril, intensificando nos últimos dias o diálogo entre políticos e legendas.
O pré-candidato a deputado federal pelo PL no Alto Uruguai que desempenhou quatro mandatos de vereador e um de vice-prefeito em Erechim, Marcos Lando, destacou ao jornal Bom Dia que a região precisa de ter seu representante na Câmara dos Deputados. “Cada vez estamos mais pequenos por não ter representatividade local em Brasília. Como vice-prefeito de Erechim, senti na pele que muitas não obtivemos êxito em nossos pleitos, pois os deputados têm mais sensibilidade com seus municípios de origem e não com cidades onde vem garimpar votos”, afirmou Lando que enfatizou o objetivo de dar continuidade ao projeto anticorrupção liderado por Bolsonaro em Brasília e pelo ministro Onyx no Rio Grande do Sul.
Nove parlamentares, entre estaduais e federais, migraram para o PL gaúcho. Confira quem são os novos parlamentares do partido:
– Onyx Lorenzoni (deputado federal e ministro do Trabalho e Previdência do governo Bolsonaro);
– Bibo Nunes (deputado federal);
– Marlon Santos (deputado federal);
– Marcelo Moraes (deputado federal);
– Ubiratan Sanderson (deputado federal);
– Eric Lins (deputado estadual);
– Capitão Macedo (deputado estadual);
– Tenente coronel Zucco (deputado estadual);
– Kelly Moraes (deputada estadual).