No dia 10 de julho, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) completou 14 anos de fundação e, para divulgar a data em Frederico Westphalen, o coordenador do curso de Administração – Gestão Pública, Samba Sané, acompanhado do professor Paulo Groff, e da chefe de unidade, Josiane Guimarães Amorim, visitaram a sede do Folha e outros veículos de comunicação. Durante a visita, eles falaram das formas de ingresso na universidade, a possibilidade de implantação de novos cursos e sobre o trabalho desenvolvido na unidade em Frederico Westphalen.
De acordo com Sané, atualmente, a única turma de Administração – Gestão Pública, coloca o prédio no limite, e a implantação de novos cursos de graduação somente seria possível com uma estrutura física maior. “Para a Uergs continuar crescendo em Frederico Westphalen é necessário um prédio maior. No curso que temos hoje, poderíamos ter duas turmas, porém, não temos espaço para abrigar mais alunos”, revelou.
Conforme Groff, a unidade frederiquense da Uergs vai oferecer o curso de pós-graduação em Liderança e Sustentabilidade. O edital será lançado em breve, e o curso tem previsão de início em março de 2016.
Ingresso
Para se tornar acadêmico da Uergs é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, a universidade oferece vagas por meio de mobilidade acadêmica nas seguintes modalidades: transferência interna, transferência externa, reingresso e ingresso de diplomados.
No primeiro caso, alunos matriculados na universidade que desejam transferir-se de turno no mesmo curso e unidade, fazer transferência de unidade no mesmo curso, ou se transferir para outro curso de área afim. A modalidade de transferência externa é para os alunos de outras instituições de ensino superior que estejam em curso idêntico ou de área afim ao curso pretendido na Uergs. O reingresso é para ex-alunos da Uergs que perderam o vínculo com a universidade antes da conclusão do curso, no prazo máximo de quatro semestres, que queiram reingressar no seu curso de origem. E o ingresso de diplomados é para candidatos portadores de diploma de curso de ensino superior.
A Uergs no Estado
Em todo o rio Grande do Sul, a Uergs está em 24 municípios e conta com quatro mil alunos, 268 professores e 198 funcionários.
5º Siepex
De 23 a 25 de setembro, a unidade de Frederico Westphalen da Uergs promove o 5º Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex). O evento deve reunir cerca de 600 pessoas das 24 unidades da Uergs e de outras instituições de ensino superior no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Battistella.
André Piovesan/Folha do Noroeste