No Tom da Conversa: Como a transformação digital pode determinar o futuro do seu negócio?

A Associação Empresarial ACI/CDL, em parceria com o Núcleo do Jovem Empreendedor da entidade, promoveu o No Tom da Conversa nesta quarta, 27, com o empreendedor, co-fundador da IKS. Tech e Head de Dados da RD Station, Júnior Alves. Com o patrocínio da Tchê Turbo Telecom, Cresol Raíz, Unimed Noroeste e Sicredi, a edição de outubro do almoço-palestra tratou sobre a importância da inovação para os negócios, iniciando com a apresentação de alguns exemplos da mudança de visão ou não de grandes empresas e suas consequências ao longo dos anos.

Conforme Alves, os negócios digitais podem acabar com linhas de receitas prontas, podem exigir que o “bolo” seja repartido com novos entrantes no segmento ou podem acabar com negócios inteiros. Já a transformação digital pode alavancar o negócio atual, transformar ou definir o fracasso se nada for feito. Ele alertou sobre a importância de não ignorar os sinais e observar o apego aos modelos de negócios, em que pode “se agarrar” a um modelo errado, não adiantando estar no local certo e na hora certa.

DESTAQUES

O palestrante também destacou que a transformação digital é a realidade, mas que poucas empresas conseguem fazer e indicou quais caminhos devem ser adotados: soluções com foco no problema do cliente, que na maioria das vezes implica em investir mesmo não sabendo como monetizar ainda; mindset ágil (inclusive lean startup), que envolve o pensar grande, começar rápido e realizar ciclos de experimentação, por exemplo; desenvolver mindset analístico, que foca na identificação do problema a ser resolvido; e cultura de P&D, que olha para o crescimento exponencial através da pesquisa e desenvolvimento. Além disso, Júnior destacou a importância do cliente ser o centro da cultura dos negócios, uma estratégia corporativa focada no maior ativo das empresas que são os talentos, ou seja, profissionais de alto potencial e alto desempenho.