Cultura: Projeto Liceu Cultural da ACA recebe apoio da Lei Aldir Blanc

Com o objetivo de ser uma ferramenta para ajuda emergencial, a Lei Aldir Blanc (Lei federal nº 14.017 de 29 de junho de 2020) prevê auxílio financeiro ao setor cultural e a trabalhadores da cultura que foram fortemente impactados pela pandemia da COVID-19. Essa lei foi estruturada por diversos grupos e instituições, bem como artistas e coletivos independentes, que mobilizaram-se para articular a aprovação da lei pelo governo federal e um dos projetos contemplados foi o Liceu Cultural, desenvolvido pela Associação Cultural Atena (ACA). O Liceu é um projeto gratuito e tem como objetivo desenvolver e despertar o espírito de cidadania e liderança em adolescentes de 13 a 18 anos de idade. As aulas são realizadas uma vez por semana e complementam os estudos nas escolas tradicionais, envolvendo atividades teórico-práticas ligadas às mais distintas áreas do conhecimento, como: Cidadania, Liderança, Ética, Legislação, Oratória, Lógica, Administração Pessoal, Arte e Cultura etc.

IMPLEMENTAÇÃO

A respeito da implementação da Lei em Frederico Westphalen, a estagiária do Departamento Municipal de Cultura, Fernanda Rodrigues, comenta que “realizamos desde a pesquisa de Mapeamento Cultural à implementação e conclusão dos Editais para a distribuição dos recursos, conforme a Lei Federal. Frederico Westphalen conseguiu ser uns dos primeiros municípios do Brasil a aprovar o Plano de Ação e recebeu o montante de aproximadamente R$ 241mil distribuídos em cinco Editais de diferentes modalidades, para atender as mais variadas ações da cultura local”.

Além disso, com a implementação da lei, o município também foi beneficiado, segundo a presidente do Conselho Municipal de Cultura de FW, Eloísa Sampaio, que também é artista de dança e produtora cultural na Em Cena Centro de Dança. “Não só os artistas e trabalhadores do setor se beneficiaram, mas também a gestão pública pôde se qualificar para a aplicação de editais que fomentem ações artísticas e culturais locais. A LAB também permitiu uma democratização do acesso a recursos públicos de cultura em cidades que geralmente ficavam de fora de editais estaduais e federais (por inúmeros motivos)”, destaca Eloísa.

O LICEU CULTURAL

Atividades extracurriculares são fundamentais para o desenvolvimento saudável de todas as pessoas e a inclusão destas durante a infância e adolescência é fundamental, já que durante o período estão ainda mais abertos a desenvolverem habilidades de liderança e conhecimentos enriquecedores, refletindo também no ingresso saudável na vida adulta. O Liceu Cultural é um curso realizado pela Associação Cultural Atena (ACA) para desenvolver e despertar o espírito de cidadania e liderança em adolescentes de 13 a 18 anos de idade.

O Liceu complementa os estudos nas escolas tradicionais, possibilitando o desenvolvimento das habilidades de concentração, criatividade, raciocínio, expressão, musicalidade e percepção da realidade que nos cerca. Além disso, provoca a melhora do autoconhecimento e incentiva comportamentos de participação, organização, fraternidade, tolerância, conhecimento, cidadania e liderança.

Segundo a psicóloga, Samia Younes Prá, é importante que os adolescentes participem de grupos onde se trabalhe a liderança. ”A maioria das crianças, em idade escolar, possui condições de agregar mais três atividades extras, podendo ser uma atividade física, um instrumento musical e uma língua estrangeira. Mas, também podem ser outras. O cérebro infantil ainda está em formação e, estas são consideradas janelas de oportunidades essenciais.“

Neste ano de 2021, a turma iniciou no mês de abril e já está em andamento. A formação do curso é de 40 horas ao longo de um ano de atividades, com encontros semanais de no mínimo 1h. A partir do ano de 2020, por conta da pandemia da COVID-19, as aulas passaram a contar com alunos inscritos de diversas localidades do sul do Brasil, pelo seu caráter online. A próxima turma será aberta em 2022, com inscrição gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail atenafw@gmail.com ou pelo telefone (55) 9 9995-3811.

FORMAÇÃO INTEGRAL AO LONGO DA VIDA

A ACA já possui uma Academia Filosófica voltada aos adultos desde 2008, com cursos de diversos temas. Em 2017, o trabalho de formação com adolescentes também foi iniciado com o surgimento do Liceu Cultural, integrando o plano de construção de sua “Escola de Formação Integral”, desenvolvendo formação para públicos de todas as idades. Nesta escola, uma pessoa poderá passar por uma formação cultural contínua, desde criança até seus últimos anos de vida.

 

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]