A NR 17 – Operador de Checkout é uma Norma Regulamentadora obrigatória que visa garantir uma condição de trabalho adequado para operadores de caixa/checkout. Esse tipo de atividade envolve o manuseio constante de objetos pesados, e para que profissionais não fiquem com a saúde prejudicada, a NR 17 estabelece diretrizes específicas para as empresas.
Buscando oferecer uma oportunidade de capacitação e/ou atualização, a Associação Empresarial de Frederico Westphalen está oferecendo um curso on-line na próxima semana, nos dias 24 e 25 de março (quarta e quinta), das 19h30 às 21h30.
A Norma deve ser aplicada em todos os negócios que utilizam checkout (ou caixa de supermercado) em suas atividades comerciais. Alguns segmentos que podemos destacar: supermercado, hipermercados, lojas, padarias, atacados, pequenos Mercados e mercearias.
Além de fazer a compra de equipamentos adequados, os empregadores devem fazer um trabalho de informação sobre o uso dos checkouts. Isso implica em oferecer treinamento para que funcionários saibam desempenhar o trabalho de forma saudável e segura. Esse treinamento envolve mostrar riscos envolvendo a atividade e meios de prevenções contra doenças ocupacionais.
Investimento e descontos
O investimento é de R$100 para o público e R$80 para empresas associadas da AEFW ACI/CDL. Os interessados podem fazer a inscrição e obter mais informações diretamente pelo telefone (55) 3744.4244, whatsapp (55) 9 9664.7400 ou através do e-mail comercial@acifw.com.br.
Conteúdo programático
O treinamento contém noções sobre prevenção e os fatores de risco para a saúde, decorrentes da modalidade de trabalho de operador de caixa/checkout, levando em consideração os aspectos relacionados a:
– Posto de trabalho;
– Manipulação de mercadorias;
– Organização do trabalho;
– Aspectos psicossociais do trabalho;
– Agravos à saúde
Cada trabalhador deve receber treinamento com duração mínima de duas horas, até o trigésimo dia da data da sua admissão, com reciclagem anual e com duração mínima de duas horas, ministrados durante sua jornada de trabalho.
*Divulgação Associação Empresarial