Frederico Westphalen possui três casos suspeitos de reinfecção por Covid-19

O município de Frederico Westphalen possui três casos suspeitos de reinfecção por Covid-19. De acordo com a enfermeira-coordenadora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ayres Marinho Cerutti, Julia de Moura Quintana, os pacientes em questão são pessoas que tiveram seus testes positivados no início da pandemia e, em novembro, novamente, os testes apontaram positivos para a presença da doença. 

Em decorrência de um protocolo técnico, os casos não podem ser oficialmente enquadrados como recontaminação por Covid-19, como explica a profissional. “Para se enquadrar nos critérios estatísticos de recontaminação, há necessidade de sequenciamento genético das amostras coletadas, o que hoje está sendo realizado apenas nas amostras coletadas em profissionais de saúde que atuam na assistência a casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”, detalha Julia. 

A enfermeira ainda cita que os casos suspeitos de recontaminação tiveram sintomas mais intensos na segunda vez. “Nós tivemos três pessoas que apresentaram exame positivo pela segunda vez. Essas pessoas tiveram sintomas no início da pandemia e positivaram por exames PCR e sorológico. Em novembro, essas pessoas positivaram novamente por exame PCR e antígeno, que são exames que detectam a doença em fase ativa. Além disso, essas três pessoas tiveram sintomas mais fortes nesta segunda contaminação”, relata Julia de Moura Quintana. 

 

*Jornal O Alto Uruguai