FW: Assistência Social disponibiliza atendimento online para a terceira idade

Desafio da quarentena” é o novo método de trabalho à distância com idosos 

Pensando na qualidade de vida dos idosos durante o período de isolamento social, a Secretaria de Assistência Social e Habitação (Smash) de Frederico Westphalen desenvolveu o “Desafio da quarentena – Um por todos e todos por um”, focado nos grupos da terceira idade. Este é um método que irá auxiliar na prática de atividades durante este período de pandemia de coronavírus.

O objetivo dessa iniciativa é garantir e manter os vínculos já estabelecidos com os idosos, dando continuidade aos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos de maneira presencial durante o ano. Além disso, é uma maneira de possibilitar que o tempo de isolamento social seja ocupado de forma saudável com atividades promovam uma maior qualidade de vida, cuidando tanto da saúde mental, quanto emocional e física. 

A secretária da Smash, Carla Veronese, comenta que a suspensão das atividades presenciais devido ao isolamento social, e essa falta de contato com outras pessoas pode afetar na saúde emocional dos idosos. 

– Todos os grupos referenciados mantinham uma rotina envolvendo família e também atividades que eram desenvolvidas dentro dos grupos, e tirar isso tudo deles de maneira repentina pode ser de difícil entendimento para eles. Por isso, nós criamos esse plano de trabalho, para dar um suporte mesmo que a distância, e também ajudar a amenizar problemas futuros que podem ser desencadeados por esse período que estamos vivendo –, explicou.  

 

Serviços já desenvolvidos pela Smash

Por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, 16 grupos são atendidos pelo Departamento do Idoso, dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com trabalhos conduzidos por uma psicóloga e uma assistente social, com planejamentos de intervenções em cada um destes grupo durante seus encontros mensais.

Além disso, a Secretaria também desenvolve a oficina do corpo que envolve cerca de 200 idosos, onde são realizadas aulas de ginástica, zumba, pilates e também trabalha com a abordagem de assuntos relacionados ao processo de envelhecimento. 

 

Funcionamento das atividades

Inicialmente, os interessados em fazer parte desse grupo de atividades, deve entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social, pelos telefones 3744-6943 ou pelo whatsApp (55) 9.9936-2902. Posteriormente, depois de coletadas as informações, a coordenadora do Departamento do Idoso, juntamente com a  assistente social – responsáveis pelo projeto –, farão uso de um grupo no whatsApp, onde as atividades serão postadas diariamente.

Os participantes do grupo irão receber as atividades equivalentes a 10 pontos,  com prazo de 24 horas para serem executadas e comprovadas por meio de fotos e vídeos que deverão ser enviadas no grupo. Só estarão aptos a receberem pontuação mediante comprovação. Ao final do período de quarentena, quando as atividades com os grupos forem normalizadas, aqueles que atingirem a maior pontuação referente às tarefas irão receber uma surpresa especial pensada e planejada pela equipe. 

Inicialmente, o grupo será formado com os idosos assistidos pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, porém, a ideia é de que o desafio também seja aberto a comunidade, basta entrar em contato pelos telefones citados à cima. 

*Editado com informações Ascom/Prefeitura de FW

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]