Concessionária de pedágio é alvo de investigação do MP

A Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre cumpre, na manhã desta quinta-feira, 03, mandados de busca e apreensão em combate a fraudes em obras de concessões de pedágios ocorridas entre 2005 e 2012 no polo de Carazinho, de responsabilidade, à época, da Concessionária Rodoviária do Planalto S.A. (Coviplan). São investigados crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O valor desviado é de cerca de R$ 60 milhões. Os mandados são cumpridos em Porto Alegre, Passo Fundo, Curitiba, São Paulo e Santana de Parnaíba. A ação conta com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

COLETIVA

Haverá coletiva de imprensa às 10h30, no 3º andar da sede das Torres do MP (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 80, Porto Alegre).

INVESTIGAÇÕES

Conforme as investigações, conduzidas pelo promotor de Justiça Ricardo Herbstrith, a Coviplan fazia pagamentos milionários por obras não realizadas ou superfaturadas a empresas ligadas aos próprios sócios da concessionária. Dessa forma, foram identificados pagamentos de quase R$ 60 milhões à empresa Projetec, que é de propriedade da PEM Engenharia, uma das sócias da Coviplan. O promotor de Justiça da Promotoria Especializada Criminal Mauro Rockenbach também participa da operação.

A Projetec, por seu turno, repassava os valores desviados para empresas de fachada e pessoas ligadas também à PEM Engenharia, caracterizando a lavagem de capitais.

Esses valores desviados impactavam as tarifas de pedágio da concessionária, formando custos inexistentes que justificavam aumentos da cobrança aos usuários das rodovias.

APOIO

Os mandados de busca e apreensão são realizados pelos agentes do Ministério Público gaúcho, com apoio da Brigada Militar e nos estados do Paraná e de São Paulo por integrantes do Gaeco daqueles estados.

 

Fonte: Ascom M.P

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]