A prefeitura de Frederico Westphalen divulgou no inicio da tarde desta quinta-feira, dia 06, uma nota sobre a situação das obras das galerias pluviais nos Bairros Ipiranga e Aparecida. A eficácia das obras foi questionada, principalmente nas redes sociais depois dos alagamentos registrados na tarde desta quarta-feira, dia 05, justamente nos pontos onde as obras deveriam evitar que isso acontecesse.
Nota de esclarecimento: galerias pluviais
A Prefeitura de Frederico Westphalen, por meio desta nota, busca esclarecer as dúvidas da comunidade frederiquense em relação as galerias pluviais dos Bairros Ipiranga e Aparecida. A forte chuva do dia 05 de outubro causou transtornos e alagamentos em determinados pontos dos Bairros, por isso, convém o esclarecimento sobre a execução das obras.
As galerias foram projetadas para suportar até mesmo esse grande volume de água, como aconteceu na quarta-feira, dia 05. Contudo, as obras não foram concluídas e, por isso, os locais continuam alagando em determinados pontos.
Galeria do Ipiranga
Esta obra é proveniente de Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Enio Bacci, com recurso conquistado e empenhado no ano de 2014. O projeto, que foi desenvolvido após o empenho, contempla a coleta das águas pluviais do trevo de acesso e esquina das ruas Arthur Milani, Piratini, Olavo Bilac e Tenente Lira. O valor total da obra é de R$ 600 mil, sendo R$ 100 mil de contrapartida do município.
Em setembro deste ano, por meio de uma decisão conjunta entre a Prefeitura de Frederico Westphalen e a empresa responsável pela obra, os serviços foram retomados mesmo sem o recebimento da segunda parcela da verba. Ou seja, mesmo sem a empresa receber 50% do recurso, a obra voltou as atividades, por entender que o período de intensas chuvas estava se aproximando, sendo necessário o término da obra.
Assim, com a forte chuva de quarta-feira, 05, alguns locais ficaram alagados e a obra acabou gerando transtornos aos moradores devido aos buracos e abertura de valas. A empresa comunicou que pretende terminar a obra em dezembro. A continuidade desta obra, mesmo sem a segunda parcela do Governo Federal, é de extrema importância para que situações de alagamento e transtornos não aconteçam mais no Bairro. No momento a galeria está com 70% da obra concluída.
Galeria do Aparecida
A galeria está com 80% das obras concluídas. Apesar de o número parecer significativo para um bom escoamento, a realidade é que estão faltando os itens de menor volume de obra, mas que completarão o sistema projetado, solucionando assim o problema.
Nas ruas José Bonifácio, 15 de novembro e Miguel Couto, faltam ser executadas 9 caixas do tipo boca de lobo, e também o trecho da tubulação da Rua Caí até o bueiro da BR 386. O asfalto que cedeu na Rua Caí aconteceu devido a um problema na pressão da tubulação, já registrado na última chuva torrencial e devidamente notificado a empresa responsável pela obra. A empresa está sendo notificada novamente, para que tome as devidas providências e efetue os reparos necessários no trecho e dê continuidade nas obras para sanar de vez os problemas.
Foto: Folha do Noroeste