Administração municipal solicita maquinários para implantação de distritos industriais

Ocorreu no último dia 21, no gabinete do Secretário Estadual de Obras, Habitação e Saneamento, Gerson Burmann, em Porto Alegre, uma reunião com o Prefeito Municipal de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior e demais secretários do município.

Na ocasião foi entregue ao Secretário Estadual de Obras Públicas, um documento solicitando maquinários do Estado para auxiliar na implantação dos Distritos Industriais II e III. Os trabalhos tratam-se de manutenção do solo para abertura e melhorias nas vias de deslocamento. De acordo com o Secretario do Meio Ambiente, Ivan Carlos Viana, “independente desta ajuda do governo, este projeto encontra-se em fase final de ajustes para execução”.

Para abertura do Distrito Industrial II será necessário uma pá-escavadeira, que fará a movimentação de terra. Já no Distrito Industrial III será realizado um alargamento de estrada municipal, que atualmente possui 7 metros e passará a ter 20 metros, porém, para esta obra é preciso mais uma pá-escavadeira. Assim, foram solicitadas  2 pás-escavadeiras para  a Secretaria Estadual de Obras, Habitação e Saneamento, esse serviço viabilizará para o município uma redução nos custos de implantação das infraestruturas. O Secretário da Administração, Eduardo Milani, comenta que “temos a expectativa que a liberação dessas máquinas sejam realizadas até o final do mês de fevereiro”.

Distritos Industriais

A implantação do Distrito Industrial II, conhecido como Parque das Indústrias, foi instituído pela lei número 3.900, de 5 de junho de 2013. Com uma área territorial de 100 mil metros quadrados. O Parque das Indústrias fica localizado às margens da BR 386, no Km 31, entre a sede campeira do CTG Rodeio da Querência e o Parque de Exposições Monsenhor Vitor Battistella. A prioridade é para indústrias que estão instaladas no município, em atividade, e que não atendam aos critérios do Plano Diretor.

O Distrito Industrial III  ficará localizado na linha Iraí, em uma área de 22, 05 hectares, sendo que desses, 7,5 comportam o antigo aterro sanitário do município, atualmente desativado. A área destinada para as Indústrias estará localizada fora do espaço com resíduos sólidos urbanos (Lixo) e também fora das áreas de preservação permanente.