Mais de 4 mil romeiros e romeiras de diversas regiões gaúchas se reuniram tradicionalmente na terça-feira de Carnaval (13) para a 46° Romaria da Terra, neste ano realizada no município de Ipê, na diocese de Vacaria. Após dias de calor intenso no estado, a chuva não afastou os participantes, que sob o lema “Escutar a Mãe Terra e com Maria cuidar da Vida” celebraram sua fé reafirmando valores como justiça social, luta pela terra, defesa dos pequenos e cuidado com o meio ambiente.
Era cedo quando romeiros começaram a chegar na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, onde foi feita a acolhida, antes da caminhada que foi até o campo do Seminário de Ipê, no centro do município. No percurso, quatro momentos marcaram diferentes aspectos do evento. Místicas abordaram os temas Ver e ouvir o que fere a Mãe Terra; A agroecologia; O pacto de amor pela vida de Francisco e Clara; e O cuidado pela vida e a luta das mulheres.
Na chegada, foi realizada uma missa presidida pelo bispo de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, e concelebrada por seis bispos e uma centena de padres. Após, o bispo emérito da diocese de Vacaria, Dom Orlando Dotti, foi homenageado por sua contribuição a diversos movimentos sociais da região. Um livro contando sua história foi lançado durante a celebração.
Após, durante o almoço, cantores populares animaram os romeiros e romeiras com músicas da luta e resistência. No encerramento, foram entregues mudas de ipê e de plantas frutíferas da região para que os presentes as levassem para plantar em suas casas.
Entre as lideranças políticas estavam o ex-governador Olívio Dutra, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, os deputados federais Dionilso Marcon e Elvino Bonh Gass, e o deputado estadual Adão Pretto Filho.
Presente na cobertura da 46° Romaria da Terra, o Brasil de Fato RS conversou com romeiras e romeiros, organizadores, lideranças religiosas e políticas, representantes de movimentos sociais. Confira:
Protagonismo da mulher camponesa
Membro da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Andrei Thomaz integrou a equipe de coordenação na construção dessa edição da Romaria. Ele relata que, em todo o processo, desde a escolha do local, passando pela definição do tema e também o modo de envolvimento da comunidade, destaca-se o protagonismo da mulher camponesa. “As mulheres aqui de Ipê organizaram a sua devoção à Maria, trouxeram a mãe de Jesus para caminhar com a gente.”