Onde aeronave caiu?
A aeronave caiu na avenida das Hortensias, uma das mais movimentadas de Gramado. A cidade é famosa por suas festas de Natal e recebe uma grande quantidade de turistas no fim do ano.
As atividades foram canceladas neste domingo.
No momento da queda, o avião também atingiu a chaminé de um prédio, onde estava uma pessoa que conseguiu sair sem ferimentos.
Um turista que estava na pousada atingida por destroços relatou o momento em que o teto desabou sobre sua cabeça.
“Escutamos um estrondo muito forte. O teto de onde estávamos caiu, era de gesso […] Desceu tudo na nossa cabeça. Minha esposa teve um corte pequeno. Foi um desespero muito grande. Pessoas saindo do hotel com o corpo queimado, uma cena de filme de terror, uma coisa pavorosa”, disse o administrador de empresas Marco Aurélio Mendonça, de 38 anos.
O que causou a queda?
Não se sabe ainda o que provocou a queda do avião, se foi uma falha mecânica, um erro do piloto ou algo externo relacionado às condições climáticas. A perícia vai analisar o que sobrou do avião após a retirada dos corpos. No momento do acidente, a visibilidade estava prejudicada.
“Estamos levantando as condições climáticas específicas daquele momento. Os primeiros relatos dão conta de uma condição que não ensejaria a decolagem, em especial de uma aeronave desse porte”, afirmou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
“Uma outra possibilidade é que ele tenha decolado achando que tinha uma visibilidade de 6 mil metros, por uma informação meteorológica não atualizada, e no momento houve uma mudança climática e ele acabou engolfado por nuvens. Isso é possível, ele pode ter sido induzido ao erro”, disse Gerardo Portela especialista em risco e segurança que estava em Gramado.


