
Polícia Civil prende suspeitos por assassinato de prefeito de Lajeado do Bugre
Na manhã desta quarta-feira, 12 de novembro, policiais civis do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) prenderam alguns dos suspeitos pelo assassinato de Roberto Maciel Santos, o Beto, prefeito de Lajeado do Bugre morto dentro do gabinete em 24 de novembro de 2022.
A operação Resposta mira na repressão ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, embora vários dos alvos sejam suspeitos de envolvimento no assassinato do prefeito. Os agentes cumprem 24 mandados de prisão preventiva e 36 de busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma facção criminosa envolvida com a venda de drogas e armas no noroeste do Rio Grande do Sul.
Beto Santos, foi alvejado em seu gabinete, por um homem mascarado, que disparou diversas vezes com uma pistola calibre 9 mm. Imagens de câmeras de segurança mostraram o momento em que o atirador chegou à prefeitura, ainda sem máscara. Duas outras pessoas também foram baleadas. As imagens ajudaram a polícia a identificar o suspeito do crime, um jovem de 24 anos. Ele fugiu, mas foi capturado dias depois.
A partir da localização do suposto atirador, foram investigadas e indiciadas 10 pessoas pelo crime. Algumas chegaram a ser presas preventivamente, outras ficaram foragidas. Além do atirador, foram responsabilizadas pessoas que teriam organizado o homicídio, contratado o autor dos disparos e resgatado o matador.
Todos integrariam uma facção com origem no Vale do Sinos e que domina o tráfico de drogas no norte do Estado. De acordo com a polícia, a motivação do crime seria uma divergência política da quadrilha com o prefeito.
Ele teria se recusado a favorecer a organização criminosa em contratos e estava ameaçado de morte. O inquérito sobre o homicídio foi feito pela delegada Aline Dequi Palma, da regional da Polícia Civil em Palmeira das Missões.
As ordens judiciais foram cumpridas por 185 policiais civis, nos municípios de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Lajeado do Bugre, Rosário do Sul, Canoas, Charqueadas e Porto Alegre.
