
Frederico Westphalen celebra o audiovisual com a 8ª Mostra Sesc de Cinema
Durante o mês de outubro, a 8ª Mostra Sesc de Cinema levou ao público de Frederico Westphalen uma programação especial, com exibições gratuitas de produções gaúchas e nacionais em diferentes espaços da cidade. A iniciativa, que teve como objetivo valorizar a produção audiovisual brasileira e aproximar a comunidade do cinema nacional, contou com sessões abertas ao público em escolas, universidades e no tradicional Cine Globo.
A programação, promovida pelo Sesc Frederico Westphalen, iniciou no dia 21 de outubro, na Escola Estadual Técnica José Cañellas, com a exibição do documentário “Memórias de um Esclerosado”, dirigido por Thais Fernandes e Rafael Corrêa. O filme, produzido em Porto Alegre, retrata com sensibilidade e humor o cotidiano de um homem diagnosticado com esclerose múltipla, explorando temas como superação, identidade e vulnerabilidade.
No dia 22 de outubro, foi a vez dos alunos da UFSM – Campus Frederico Westphalen conferirem duas produções em sessão no LABTV. O público assistiu ao curta-metragem “Ana Cecília”, dirigido por Júlia Régis, uma ficção de 20 minutos que aborda as descobertas e conflitos da infância, e ao documentário-dança “Desvio de Cena”, de Caio Amon. A atividade foi realizada em parceria com o projeto de extensão Comunicare RP.
Encerrando o circuito de outubro, no dia 30, o Cine Globo de Frederico Westphalen recebeu a sessão do documentário “Cine Globo: Uma Vida de Cinema”, dirigido por Christian Jafas e Carlos Roberto Grun. O filme revisita a história do próprio cinema da cidade de Três Passos, um espaço que se tornou símbolo da paixão pelo audiovisual no interior gaúcho. Em breve serão divulgadas as exibições da 8ª Mostra Sesc de Cinema no mês de novembro. Acompanhe as redes sociais do Sesc Frederico Westphalen em www.instagram.com/
Mostra Sesc de Cinema – Uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente no Brasil, a Mostra Sesc de Cinema chegou à sua oitava edição em 2025. Concorreram na VIII MSDC curtas, médias e longas-metragens de ficção, documentários e animações de todo o Brasil, finalizados a partir de 1º de janeiro de 2023 e que não foram exibidos em circuito comercial. Além da oportunidade de exibição por todo o país em unidades do Sesc, em panoramas estaduais e nacional, a Mostra premia os vencedores com licenciamento em um valor total de até R$ 255 mil. Mais informações em www.sesc.com.br/atuacoes/
