Comércio foi o setor que mais desempregou, segundo pesquisa do Ipea

Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), entre outubro de 2014 e setembro de 2015 a taxa de desemprego subiu de 6,8% para 8,9%, reflexo da crise econômica.

O comércio foi o setor que mais desempregou, devido a queda no consumo. Entre 2014 e 2015, 16,3% dos empregados foram desligados das empresas. A abertura de postos de trabalho caiu no setor. Sendo assim, o trabalho informal e por conta própria aumentou.

No setor de serviços domésticos foram dispensados 15% dos trabalhadores. Grande parte é atribuída à Lei das Domésticas.

Esses efeitos não são vistos apenas no Brasil. Segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho, o desemprego atingiu 6,7% nos 36 países da América Latina e Caribe, sendo o primeiro aumento desde 2010.

https://www2.comunitaria.com.br/wp-content/uploads/2016/01/Pesquisa_do_IPEA_mostra_alta_do_desemprego_entre_2014_e_2015.mp3?_=1

Áudio: Radioagência Nacional

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


[ Atualizar Imagem ]
Sair da versão mobile