URI terá turma de Mestrado no IBG no Mato Grosso

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da URI firmou hoje, 17 de julho parceria com a Faculdade IBG de Rondonópolis/MT para realização de Mestrado Interinstitucional (Minter), a assinatura da parceria será por 5 anos podendo ser renovada.

– Esse é um passo que conseguimos dar depois de todo um trabalho que realizamos para atingir o conceito 4 do MEC e da criação do Doutorado do PPGEDU, o que nos possibilitou a execução do Minter. Buscamos com esse trabalho além de qualificar pessoas, contribuir, que é uma das perspectivas da CAPES, que seus programas possam ser extendidos para outras regiões que não tenham programas de pós-graduação mestrado e doutorado. Será uma experiência importante pois estaremos saindo do RS e auxiliando na formação de professores de uma Instituição Coirmã -, declarou o Reitor da URI, Arnaldo Nogaro.

Parcerias que se avançam no tempo e pelo mapa.

– Eu sou filho da URI, me formei, especializei e trabalhei aqui como funcionário e depois que concluí o mestrado fui professor aqui, em 2002 fui para o Mato Grosso, e hoje tenho o privilégio de estar através do IBG de estar fechando uma parceria com a URI par a realização deste mestrado. Estre mestrado em educação poder ser ofertado no centro-oeste é um grande benefício já que lá não temos uma oferta tão grande de programas dessa qualificação. Conhecemos a URI e a fortaleza que ela é e a representação que ela tem no RS –, destacou o Diretor do IBG, Juarez Orsolin.

Um grande passo para a URI/FW

– O Minter representa para nós um marco muito importante, pois somos um programa completo com Mestrado e Doutorado e estamos saindo de nossa fronteiras, para outros Estados, levando nossos conhecimentos. Desenvolvemos uma inserção social, uma solidariedade e uma colaboração científica nos processos investigativos, tanto da URI como na região de abrangência da IBG -, enfatizou a Coordenadora do PPGEDU da URI /FW, Luci Mary Duso Pacheco.

Conquistas que demonstram o trabalho do PPGEDU

– Estamos felizes e é um dia de comemoração, é um momento histórico para URI/FW, pois é o primeiro Minter que a URI/FW faz oferta, e a parceria será com a IBG, onde temos um amigo como Diretor o Juarez, que realizou em conjunto conosco os trâmites para que isso acontecesse. Iremos levar nosso PPGEDU para outros lugares do Brasil qualificando pessoas, pois a URI está de portas abertas para receber novos projetos dessa amplitude -, concluiu a Diretora Geral da URI/FW Silvia Regina Canan, 

Serão 28 vagas e as aulas iniciam em setembro com encontros semestrais  concentrados e presenciais.

Participaram do momento também a Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Neusa Maria John Scheid, o Diretor Administrativo da URI/FW Clovis Quadros Hempel, a Diretora Acadêmica Elisabete Cerutti e a Professora do PPGEDU Ana Paula Teixeira Porto.

Confira a entrevista com o diretor do IBG, Juarez Orsolin: 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]