Câmara de vereadores e Sesc promovem evento de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

Um evento voltado à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa foi realizado nesta terça-feira, 17, na Câmara de Vereadores, como parte das ações da campanha “Junho Violeta”. A atividade foi resultado de uma parceria entre o Sesc FW e o Poder Legislativo e contou com a presença de autoridades, profissionais da segurança integrantes do Grupo Maturidade Ativa do Sesc e comunidade em geral. O encontro buscou reforçar a importância da denúncia e do cuidado com a população idosa, destacando medidas de prevenção e apoio. 

Na oportunidade, a capitã do 37º Batalhão de Polícia Militar, Priscila Johann, ministrou uma palestra com o tema “Segurança e direitos na melhor idade”, aprofundando os diversos tipos de violência enfrentados por pessoas idosas no Brasil. Entre os temas apresentados estiveram a negligência, a violência psicológica, o abuso financeiro e os golpes mais comuns aplicados contra esse público, tais como, o do falso sequestro, a falsa central de atendimento, o bilhete premiado e o estelionato sentimental.

A presidente do Legislativo Municipal, Marizete Frozzi, esteve presente e destacou a importância de toda a sociedade na proteção da população idosa. Também participaram do evento a facilitadora do Grupo Maturidade Ativa, Taylaine Benck e a coordenadora da unidade do Sesc FW, Josiane Ritter, que reforçaram o papel da instituição na promoção de ações educativas e de cidadania. 

Além da palestra, os participantes receberam orientações práticas sobre como identificar situações de violência, os canais de denúncia e os direitos garantidos pelo Estatuto da Pessoa Idosa. O evento reforça a importância de discutir o envelhecimento com responsabilidade, combater a violência e promover políticas públicas que assegurem uma melhor qualidade de vida para os idosos.

 

Onde denunciar uma situação de violência contra as pessoas idosas?

Brigada Militar – 190

Disque 100 – é o canal nacional dos direitos humanos.

Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia de Polícia

Conselho do Idoso, CRAS e CREAS