Sicredi e entidades: parcerias que geram resultados positivos

Associados são os maiores beneficiados com as ações conjuntas desenvolvidas em todos os municípios da área de atuação da Cooperativa

Fomentar o desenvolvimento dos associados e a economia local nos municípios onde está inserida, é a missão que norteia as ações da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG. Para alcançar êxito neste trabalho, a instituição realiza parcerias com cooperativas, sindicatos voltados ao homem do campo, empresas do setor agro, equipes de assistência técnica, e também oferece programas e capacitações. Esta atuação é reconhecida por representantes de entidades e instituições, que veem no Sicredi um apoio para realizar atividades que promovam o bem-estar e dão suporte ao desenvolvimento de seus associados e atendidos. Um dos casos é do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Frederico Westphalen/RS, como descreve seu presidente Amarildo Manfio.

– Nossa parceria é muito sólida. É necessário termos este trabalho conjunto para fazer com que os associados se sintam valorizados e consigamos atender suas necessidades. Hoje não vemos mais a nossa região caminhar sem o Sicredi, porque a Cooperativa, através de seus colaboradores, é humana, se preocupa com as pessoas, e está aqui para atender as necessidades de todos os associados e de quem precisar – frisa Manfio.

Conforme o produtor rural, Volnei Zonta, morador de Frederico Westphalen/RS, para os agricultores as parcerias só têm a contribuir. “Isso porque o sindicato é uma entidade que defende nossas causas e o Sicredi é uma instituição financeira que nos apoia. Desde quando comecei a trabalhar, a Cooperativa sempre me ajudou a conseguir o que eu precisava. Então, a junção destas duas instituições nos apoiando, nos fortalece cada vez mais para conseguirmos enfrentar as dificuldades que encontramos no campo”, assegura Zonta.

Outro caso de sólida cooperação é entre o Sicredi e o STR de Caibi/SC. O seu presidente Luciano Vacarin, um dos primeiros associados da agência local, faz referência às iniciativas da instituição financeira, citando os programas que contemplam os associados e, especialmente, a parceria para encaminhamento de propostas de crédito. “O associado vem no STR, explana sobre suas necessidades, fazemos a indicação ao Sicredi e eles conseguem analisar as propostas e agilizar a liberação dos recursos beneficiando os que precisam. Assim, a Cooperativa fomenta o desenvolvimento do interior e está lado a lado do produtor. Para nós, o Sicredi é muito representativo, assim como os programas que beneficiam os associados”, comenta Vacarin.

Estes efeitos positivos são sentidos também nas atividades da extensão rural, desenvolvidas pela Emater/RS_Ascar. O engenheiro-agrônomo da entidade que atua em Rodeio Bonito/RS, Mairo Trentin Piovesan, ressalta que o crédito rural é uma das principais atividades que a Emater possui. “Este trabalho de parceria entre a Emater e o Sicredi acaba por trazer boas perspectivas, viáveis às famílias rurais e às comunidades. Além disso, o Sicredi sustenta parte do nosso trabalho, oferecendo cursos e capacitações, excursões de conhecimento aos agricultores, é nosso parceiro no projeto regional “Juntos Pelas Agroindústrias”, e mais recentemente, através do Fundo de Desenvolvimento Regional da Cooperativa, conseguimos os equipamentos e estrutura para a feira municipal, que vamos transformar em realidade e poder expor os produtos oriundos da nossa agricultura”, finaliza Piovesan.

*Ascom/Sicredi

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]