RS avalia aprendizado de alunos na pandemia com prova que tem respostas na internet

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul começou a aplicar no último dia 24 de maio a avaliação diagnóstica “Avaliar é Tri RS” em todas as 24 mil escolas da rede estadual de ensino. As provas, que serão empregadas de forma escalonada até o dia 11 de junho para alunos do Ensino Médio, têm o objetivo de identificar os ganhos e as perdas de aprendizagem ocorridas na educação como consequência da pandemia. Contudo, professores denunciam que a prova que está sendo aplicada no Rio Grande do Sul é idêntica a usada em avaliação de Minas Gerais e já está disponível na íntegra na internet.

A prova foi elaborada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), trazendo questões nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Segundo explicou a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, na apresentação do programa, a ideia é que os professores utilizem os resultados para reforçar a recuperação de conteúdos em 2021.

“A iniciativa, realizada ao lado das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e equipes diretivas das instituições de ensino, permitirá discutir as melhores ações para resgatar as aprendizagens que foram prejudicadas pelo longo período sem aulas presenciais”, disse a secretária.

Contudo, Felipe Augusto Kopp, professor de uma escola estadual da cidade de Santa Cruz do Sul, onde a avaliação foi aplicada na semana passada, diz que provas idênticas às aplicadas na escola já haviam sido empregadas em outros locais. Além disso, relata que a situação também foi observadas em escolas de outras cidades do Estado.

“O que acontece é que essas provas estão disponíveis na internet, porque elas foram aplicadas exatamente iguais em outro Estado. Tem uma prova em Minas Gerais que é exatamente a mesma prova, não muda nem a ordem das questões. A prova está disponível na internet e o gabarito também”, diz.

 

*Sul 21

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]