Plantio da Safra de verão encaminha-se para o final no RS

O plantio dos principais grãos de verão cultivados no Rio Grande do Sul – arroz, feijão, milho e soja – está encaminhando-se para o final. De modo geral, conforme o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (18/12) pela Emater/RS-Ascar, as condições climáticas registradas nos últimos dias favoreceram o trabalho de semeadura das lavouras, mas prejudicaram o desenvolvimento das áreas já cultivadas.

Os dias quentes e abafados, intercalados por chuvas esparsas e de fraca intensidade, prejudicaram o desenvolvimento do milho, cujo plantio chega a 95% dos 876 mil hectares previstos para esta safra.

Com mais da metade das lavouras nas fases críticas de floração e enchimento de grão, a falta de umidade no solo tem levado alguns produtores a solicitarem o Proagro para a cultura, principalmente no entorno de Ijuí, no Noroeste Colonial, bem como nas Missões. Os próximos 15 dias serão decisivos para a cultura, que deverá ter cerca de 60% das lavouras nas fases críticas em relação à deficiência hídrica.

A semeadura da soja encaminha-se para o final, com as lavouras apresentando stand de plantas regular. As áreas implantadas no início do período recomendado se estabeleceram de maneira satisfatória, apresentando desenvolvimento regular, sendo prejudicadas, em parte, pelas altas temperaturas e baixa umidade do solo.

Mesmo com as chuvas desse final de semana, as áreas plantadas recentemente estão sendo mais afetadas pela baixa umidade do solo e pelas altas temperaturas registradas por períodos mais longos. O desenvolvimento das lavouras é lento em áreas onde não chovia há mais de 20 dias, e os sojicultores estão preocupados com o crescimento da cultura abaixo do esperado.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]