Lâmpadas incandescentes não serão mais vendidas a partir desta quinta-feira (30)

As lâmpadas incandescentes não vão mais ser vendidas no Brasil a partir desta quinta-feira, 30. Os estabelecimentos, importadores e fabricantes serão fiscalizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e quem não atender à legislação poderá ser multado.

A restrição foi estabelecida em uma portaria interministerial de 2010, que tem como objetivo minimizar o desperdício no consumo de energia elétrica. Uma lâmpada fluorescente compacta economiza 75% em comparação a uma lâmpada incandescente de luminosidade equivalente. Se a opção for por uma lâmpada de LED, essa economia sobe para 85%.

A venda de lâmpadas incandescentes começou a ser proibida no Brasil em junho 2012, com a exclusão do mercado de lâmpadas com potência acima de 150 watts (W). Depois, foi a vez das lâmpadas entre 60W e 100W, em 2013. Em dezembro de 2014, foram substituídas as lâmpadas de 40W a 60W. O processo de substituição terminará em 30 junho deste ano, com a participação de unidades com potência inferior a 40W.

“A proibição da venda das lâmpadas incandescentes no país ajuda a estimular a adoção de opções mais econômicas e duráveis, como o LED, já adotado amplamente em outros países como China, Índia, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Cuba, Austrália, Argentina, Venezuela, na União Europeia”, informa o Ministério de Minas e Energia.

Descarte Consciente em Frederico Westphalen

A empresa Freeway Elétricos e Hidráulicos de FW vem promovendo uma campanha a substituir a lâmpada tradicional pela lâmpada de Led e ajudar7180_74926 o meio ambiente. Na compra de uma lâmpada Led, a Freeway estará aceitando sua lâmpada usada seja incandescente, fluorescente e fluorescente compacta. A cada lâmpada adquirida com preço especial, o cliente terá o direito a descartar uma usada.

O Descarte Consciente é a oportunidade ideal para colaborar com o bem-estar do meio em que se vive. Após o recolhimento, as lâmpadas serão recolhidas por uma empresa especializada em gestão de resíduos industrias e comerciais que dará o destino correto a esse material.

A Freeway acredita que para mudar o mundo, basta começar a mudar nossas próprias atitudes. Faça o descarte corretamente, a loja está situada à Rua Monsenhor Vítor Batistella, 695, Frederico Westphalen – RS, mais informações pelo telefone (55) 3744-4890.

Foto: Divulgação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]