Frederico Westphalen sedia fórum sobre políticas públicas para pessoas com deficiência e altas habilidades

Nesta terça-feira, 25, aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli, o 146º Fórum Permanente da Política Pública Estadual Para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. Participaram do evento representantes dos municípios que pertencem a Associação dos Municípios da Zona de Produção do Estado (AMZOP). O encontro é uma realização da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (Faders- Acessibilidade e Inclusão), com o apoio da Prefeitura Municipal, AMZOP e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE).

14707031_1221864681199998_6720971171784970192_oO Fórum teve como propósito promover um diálogo entre os municípios, disseminar e aproximar as políticas públicas conforme a realidade de cada um.  Pela manhã os municípios apresentaram suas realidades e a tarde a acontecerão oficinas que trabalham sobre os direitos das pessoas com deficiência e altas habilidades.

O Presidente da Faders, Roque Bakof, destacou a importância do Fórum  como um espaço de diálogo com os municípios buscando a inclusão como forma de melhor conviver. “Estes fóruns são propostos para chamar a atenção dos municípios, discutir e disseminar questões sobre a acessibilidade. Mas a acessibilidade é um meio, e a inclusão é um fim. Aqui nós trabalhamos verdadeiramente pela inclusão. Para que a inclusão possa ser vista como uma razão de convivência na sociedade”, fala Roque.

14711211_1221864557866677_5002368137920396075_oA Secretária Municipal da Assistência Social e Habitação, Daniela Chiarello, ressaltou que Frederico Westphalen possui o Lar dos Deficientes Físicos e APAE, além de pontuar alguns avanços do município. “O prédio da Prefeitura passou por uma série de reformas em 2014, com instalação de elevador e rampas de acessibilidade. O município também possui dois ônibus com acessibilidade, um para a APAE e outro para Educação. Oferecemos sala de recursos para crianças que necessitam de um atendimento especializado dentro da rede de ensino, atendendo aproximadamente 40 crianças”, diz a secretária, que também comentou as demandas como a ativação do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência.

ASCOM/Prefeitura Frederico Westphalen

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]