Fato ou fake: É montagem cartaz de filme antigo que teria previsto surgimento da variante ômicron

Circula pelas redes sociais um pôster de um filme antigo intitulado “A Variante Ômicron”, na tradução para o português. A publicação sugere que o filme profetizou o surgimento da nova cepa do coronavírus. O post nas redes sociais diz ainda que a obra é de 1963 e conta a história de uma variante alienígena que assume o corpo de um terráqueo para aprender sobre as fraquezas da humanidade.
A informação foi analisada pela Lupa e é falsa. A foto que circula nas redes sociais é uma versão manipulada do cartaz em espanhol do filme “Fase IV”. A data mencionada no post também está incorreta. O filme não é de 1963, mas de 1974.
Além disso, o enredo não fala sobre nenhuma variante alienígena que assume o corpo de um terráqueo. O filme de ficção científica conta a história de um fenômeno cósmico que causou uma mutação genética em formigas, deixando-as inteligentes. Existem outros títulos de filmes que contêm a palavra ‘omicron’, porém nenhum deles fala sobre uma nova variante de alguma doença.
A variante ômicron foi detectada na África do Sul e acendeu o alerta entre autoridades de saúde de todo o mundo nos últimos dias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou como “preocupante” a descoberta da nova cepa, pela quantidade e variedade de mutações que ela carrega.
Ainda não existem muitas informações sobre a ômicron. Os dados sobre sua capacidade de transmissão, letalidade e resistência ainda estão em fase de levantamento.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]