Fato ou fake: É falso que pessoas vacinadas contra a Covid-19 não possam mais viajar de avião por risco de sofrerem coágulos sanguíneos

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas informou que não há qualquer recomendação das companhias aéreas que proíbam pessoas vacinadas de viajarem.
A desinformação publicada via Facebook diz que as vacinas que utilizam a tecnologia do RNA mensageiro, como a da Pfizer, podem causar trombose. Mas os efeitos adversos não falam nesse risco.Segundo a Anvisa, esse tipo de ocorrência pode acontecer em vacinas de tecnologia de vetor viral, como a AstraZeneca e a Janssen, mas a incidência é rara.
O Ministério da Saúde informou que a incidência de Síndrome de Trombose com Trombocitopenia foi de 1 caso a cada 100 mil doses aplicadas num período de 30 dias, o que corresponde a 0,001% dos imunizados.
A infectologista do Hospital Sírio-Libanês Carla Kobayashi destacou a importância da vacinação, já que esse efeito adverso é raro.
Segundo a especialista, é possível ter trombose depois de ficar um período muito longo sentado em um carro ou avião, independente de ter tomado ou não a vacina. Por essa razão, a recomendação é tentar esticar as pernas e, se possível, andar em alguns momentos para manter a circulação.
Portanto, a informação de que pessoas vacinas contra a Covid-19 não possam viajar de avião é falsa.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]