Energia da Creluz alimenta sistema robotizado de ordenha na Fazenda Busanello

Com a experiência de atuar há mais de 40 anos na produção leiteira, o associado da Creluz, Ari Agostinho Busanello, proprietário da Fazenda Busanello, localizada no interior de Boa Vista das Missões, implantou a pouco mais de um ano o sistema robotizado de ordenha com tecnologia importada.

Para esta inovação se tornar realidade, Busanello contou com o apoio e suporte da Creluz, que disponibilizou energia trifásica para alimentar o sistema, fazendo com que a energia chegasse a propriedade através de cabos isolados, para que árvores nativas não precisassem ser cortadas, honrando o compromisso e a atuação ambiental da Cooperativa.

“O que eu precisei aqui a Creluz disponibilizou, com uma assistência técnica maravilhosa, tanto que esta empresa é premiada, reconhecida por seu trabalho”, destaca o associado, lembrando que energia de qualidade é fundamental para alimentar o sistema que trabalha 24 horas por dia.

A implantação deste sistema de alta tecnologia proporcionou o aumento da produção, garantindo a sucessão familiar rural. Busanello conta com orgulho que formou os três filhos na faculdade e um deles está concluindo o doutorado voltado para a produção rural e dará continuidade as atividades da Fazenda.

“Este sistema robotizado trabalha 24 horas por dia na ordenha de 58 vacas em nossa propriedade, com três pausas de 20 minuto para higienização. A média atual de produção por vaca é de 36 litros ao dia, sendo que no inverno, estação que mais favorece a produção leiteira, este número chegou a 42 litros ao dia”, destaca Ari Busanello.

O associado da Creluz revela ainda, que a tecnologia é altamente viável, à medida que se paga somente com o aumento da produção. A fazenda Busanello já produz em compost barn há quatro anos, sendo pioneira na região também na implantação deste sistema.

O presidente Elemar Battisti, lembra que a Creluz não tem medido esforços para executar inúmeras obras para a ligação de novos investimentos em toda a sua área de atuação, incentivando o crescimento da região no campo e na cidade, com a geração de novas oportunidades em todos os segmentos econômicos.

 

 

*Edevaldo Stacke/Ascom Celuz

 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]