Distanciamento Controlado: FW solicita nova divisão da região

O governado do Estado divulgou o novo mapa de distanciamento controlado na sexta-feira, 26, classificando a região em bandeira vermelha. A prefeitura de Frederico Westphalen informou que vai recorrer da decisão, solicitando a revisão da divisão de Palmeira das Missões (R15, R20), da qual faz parte.

A Administração Municipal justifica, em ofício enviado ao governo estadual, que os municípios que integram as comarcas de Frederico Westphalen, Seberi, Planalto, Rodeio Bonito e Iraí, atualmente, possuem controle da situação epidemiológica. Além disso, no documento, é destacado o trabalho realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Ayres Cerutti.

Caso o pedido seja acatado pelo governo do Estado, os municípios que podem integrar a nova divisão são: Frederico Westphalen, Caiçara, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra, Vista Alegre, Planalto, Alpestre, Rodeio Bonito, Ametista do Sul, Cerro Grande, Cristal do Sul, Jaboticaba, Novo Tiradentes, Pinhal, Seberi, Dois Irmãos das Missões, Erval Seco e Iraí.

Apresentação de recursos
As regiões podem contestar a classificação e enviar novos dados até  às 8 horas de domingo, 28. Até a tarde da segunda-feira, 29, o Gabinete de Crise analisará os dados enviados e rodará o mapa novamente, cuja definição final será divulgada na segunda à tarde. As bandeiras definitivas passam a valer, portanto, a partir de terça-feira, 30.

Confira a justificativa do Estado para a bandeira vermelha na região de Palmeira das Missões:

Embora com apenas um paciente de Covid-19 em UTI, a região de Palmeira das Missões ingressa na classificação de alto risco pelo expressivo número de casos ativos pela doença na última semana. São 193 registros neste período, critério que comparado aos casos recuperados nos 50 dias anteriores recebeu, de maneira específica, a bandeira preta.

A região registrou um número acumulado de 15 hospitalizações confirmadas para Covid-19 nos últimos sete dias, redução de apenas um caso na comparação do período anterior. Houve também um pequeno recuo nos casos de internação em UTI por síndromes respiratórias agudas graves, que agora são seis pacientes, ao passo que há uma semana eram oito casos.

No indicador que apura o número de internados por Covid-19 no último dia do levantamento, Palmeira das Missões teve um salto de seis para nove pacientes. Em compensação, a região conseguiu ampliar de 20 para 23 os leitos de UTI livres.

(Foto: Divulgação/Secom)

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]