Dez cidades do Médio Alto Uruguai receberão kits de irrigação para beneficiar 352 famílias

Dez municípios da região Médio Alto Uruguai receberão kits para irrigação para atender 352 famílias de agricultores que vivem em situação de pobreza. O contrato foi assinado no final do mês passado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e a empresa Hidro Sistemas Hidráulicos, de Canoas (RS).

Destes, 176 kits são para Micro açudes com sistema de irrigação (MAI), de até 1000 m², e 176 para Cisternas abertas com sistema de irrigação (CAI), de até 500 m²

O acordo prevê o fornecimento de 2.157 kits de irrigação em todo o Estado, a fim de atender agricultores familiares de nove regiões, num investimento de R$ 4,6 milhões e estipula que até 15 de dezembro deste ano deverá ser feita a entrega nos 69 municípios do estado.

Os mais de 2,1 mil beneficiários receberão o material após a construção dos açudes e das cisternas, previstas no projeto, que se encontram em processo de licitação. Conforme o titular da SDR, Elton Scapini, o objetivo é garantir acesso à água para produção no meio rural às populações em situação de vulnerabilidade social de forma a promover a segurança alimentar e hídrica, através de construção de cisternas, microaçudes e instalação de pequenos sistemas de irrigação.

O secretário afirmou que a prioridade é fortalecer as cadeias produtivas das economias de base familiar e cooperativa, conjugando melhoria de renda, qualificação tecnológica e sustentabilidade social e ambiental.

O contrato da SDR com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) funciona dentro do Programa Segunda Água, que é uma das três iniciativas do MDS para promoção ao acesso à água às famílias em situação de pobreza.

Na região os municípios beneficiados são: Alpestre, Cristal do Sul, Erval Seco, Pinheirinho do Vale, Frederico, Iraí, Palmitinho, Seberi, Trindade do Sul, e Vicente Dutra.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]