
Coronavírus: O que você precisa saber para prevenir o contágio
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia mundial por causa do coronavírus. Até o momento, 110 países – mais da metade do mundo – já registraram casos da doença. De acordo com a OMS, nas últimas duas semanas, o número de casos fora da China cresceu 13 vezes e o número de países afetados triplicou.
Alguns países, incluindo o Brasil, já pressionavam a entidade para que a organização reconhecesse o estado de pandemia. Em audiência na Câmara dos Deputados, o ministro da Saúde afirmou que o status de pandemia desburocratiza as respostas ao problema. Ele informou que, a partir de agora, toda pessoa que chegar ao Brasil com sintomas de gripe será considerada um caso suspeito, independentemente de onde vier.
Como essa é uma infecção que afeta o sistema respiratório, alguns cuidados com as vias aéreas são necessários para se manter longe de qualquer possibilidade de transmissão do coronavírus. Ainda não existe nenhuma vacina ou antibiótico que previna a infecção por 2019-nCoV, contudo, testes e estudos já estão sendo realizados em busca da cura.
O Ministério da Saúde (MS) recomendou evitar viagens à China como forma de prevenir contaminações. No entanto, as precauções de contágio são importantes para evitar a propagação de doenças infecciosas de qualquer etiologia, inclusive a desse novo vírus.
Fique atento aos seguintes cuidados:
- Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar
- Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)
- Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
- Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
- Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
- Manter ambientes muito bem ventilados
- Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
- Evitar contato com animais selvagens ou doentes
Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de várias doenças, inclusive essa nova infecção viral.
Não existe um período de incubação exata para quem contrair a doença atualmente. Os últimos casos confirmados no Brasil estão recebendo isolamento dentro das unidades de saúde, mas presume-se que o tempo de exposição ao coronavírus e o início dos sintomas ocorra no período de até duas semanas.

Deixe um comentário