Coleta Seletiva teve início nesta sexta-feira em Frederico Westphalen

O município de Frederico Westphalen iniciará nesta sexta-feira, 30, (conforme definido em audiência pública realizada no dia 17 de maio de 2017) a coleta seletiva dos resíduos sólidos municipais.  Uma coletiva de imprensa foi realizada na manhã desta quinta-feira, 29, para explanar sobre o funcionamento da coleta. 

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente. A aplicação da coleta seletiva foi elaborada em parceria com o Projeto Recicla Frederico, Programa de Extensão, criado com uma parceria entre universidades e administração municipal. 

A professora Aline Ferrão Pasini, coordenadora do Projeto Recicla Frederico, comenta que o retrocesso não terá espaço a partir da implantação da Coleta, e ainda destaca os benefícios dessa atitude:

Assim como Aline, o prefeito José Alberto Panosso acredita que o projeto deve ter continuidade:

Este processo será iniciado pela Rota 1 (projeto piloto), definida como a rota central, onde a coleta é realizada diariamente, para após, ser expandida para todos os demais bairros da cidade. Novas audiências públicas serão realizadas em cada localidade, para que todas as especificidades locais sejam atendidas. Os dias de coleta foram definidos após pesquisa com a população: segundas, quartas e sextas-feiras serão coletados os resíduos recicláveis Orgânicos e os Rejeitos, e nas terças, quintas-feiras e sábado, os resíduos recicláveis secos.  Os resíduos devem ser depositados no local correto um dia antes da coleta, para facilitar o serviço dos funcionários, como relata Thais Prestes Stein, Bióloga do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos –  Cigres :

O chefe do serviço de recolhimento do lixo em Frederico Westphalen, Claudemir Carvalho, explica um pouco sobre o roteiro da Coleta:

Após 15 dias de implantação da coleta seletiva será realizada uma nova audiência para um balanço das atividades e a organização das ações nos próximos bairros abrangidos. 

Importância da Coleta Seletiva

Muito se fala sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, como diminuir nossas ações prejudiciais e como tentar recuperá-lo. Um dos pilares para o sucesso na recuperação do nosso meio ambiente é a coleta seletiva de lixo.

Confira abaixo importantes itens que envolvem a coleta seletiva:

• A coleta seletiva auxilia na reciclagem de diversos tipos de materiais que seriam descartados em lixões e aterros; 
• Os materiais são separados por tipos (plástico, papel, vidro, metais, orgânico, etc), sendo, cada resíduo, destinado a um processo independente de reciclagem;
• Sem essa separação e coleta seletiva não é possível reciclar nenhum material que é recolhido pelo serviço de coleta de lixo urbano comum das prefeituras;
• Todo esse processo envolve uma economia, indústrias e colaboradores são beneficiados com geração de lucro e postos de trabalho;
• Os processos de reciclagem, de modo geral, geram novamente uma matéria-prima de qualidade para ser reutilizada e exige menos desperdício de água e energia;
• Com os materiais recicláveis em mãos, o homem não necessita retirar recursos na natureza;
• A coleta seletiva ajuda a aumentar a conscientização da população em relação ao consumo sustentável e a preservação do meio ambiente;
• Com a coleta seletiva todos os resíduos são devidamente descartados e evitam a poluição do solo e lençóis freáticos, além de evitar a poluição das ruas e esgotos que podem causar enchentes e, consequentemente, grandes prejuízos aos cofres públicos e aos moradores das cidades.

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]