Autoridades de FW visitam Secretaria da Segurança Pública para tratar do videomonitoramento

O Prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior,  acompanhado da presidente da ACI-FW, Simônia de Oliveira, do presidente do Consepro, Édio Salton, dos empresários de Frederico Westphalen, Ramir Severiano e Gilmar da Rosa, e do responsável pelo projeto de videomonitoramento, Ivan Carlos Viana, realizaram uma visita a Secretaria da Segurança Pública, na terça-feira, 27 de outubro, em Porto Alegre.

A reunião aconteceu  com o diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), Tenente Coronel Júlio César Rocha Lopes, e com o Chefe do Videomonitoramento do DCCI, Major Gilberto da Silva Viegas. Na ocasião, o diretor do DCCI explicou como o departamento atua no videomonitoramento para inibir e diminuir a criminalidade, com a possibilidade de servir de apoio a Frederico Westphalen.  “Nós podemos fazer um treinamento com o pessoal que irá trabalhar em Frederico Westphalen com o sistema”, diz ele.

Para o Chefe do Videomonitoramento do (DCCI), que  já visitou o município, “esse é um projeto modelo e inovador, eu parabenizo vocês, porque se preocupam com o depois, não só com o agora”, comenta ele, sobre a preocupação desde a elaboração do projeto, compra de equipamentos e sistema integrado com o DCCI.

O projeto de videomonitoramento de Frederico Westphalen foi elaborado por Ivan Carlos Viana, e poderá servir de modelo para outros municípios. As câmeras inteligentes estarão conectadas por uma rede de fibra ótica, para isso, a cidade foi mapeada e as câmeras ficarão em pontos estratégicos do município, visando uma ampla cobertura. “Esse tipo de sistema vai permitir que a gente consiga monitorar quem entra no município, a sua atuação dentro da cidade e sua saída. Com certeza será um grande avanço para comunidade, pois vamos diminuir os índices de criminalidade, em um sistema de videomonitoramento direcionado para a segurança dos frederiquenses. “, diz o prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Júnior, que completa falando que outros municípios já estão interessados no projeto de Frederico Westphalen.

A presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI), Simônia de Oliveira, comenta que o sistema é direcionado para segurança pública de todos, com um projeto bem elaborado e com justificativa para cada ponto onde serão instaladas as câmeras.

Na reunião, um dos principais pontos abordados foi sobre o melhor tipo de câmera a ser adquirida. Para isso,  o DCCI marcou uma reunião na próxima semana, em Frederico Westphalen, para que a empresa que presta o serviço para Secretaria da Segurança Pública possa realizar uma apresentação sobre as mais modernas câmeras de videomonitoramento e a mais adequada para o município.

O convênio entre Governo do Estado e Prefeitura, para instalação de 12 câmeras,  foi assinado no dia 14 de outubro. O sistema de videomonitoramento estará integrado ao Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), podendo colaborar com informações importantes, já que o município está localizado em um ponto estratégico, próximo a fronteira com do Brasil com Paraguai e Argentina, e próximo a divisa com o Estado de Santa Catarina.

O monitoramento deverá ser realizado pelo Corpo Voluntário de Militares Inativos (CVMI), onde a Prefeitura repassa os recursos necessários para a atuação desses profissionais mediante convênio, sem ter que disponibilizar do efetivo da corporação militar.

“A implantação deste projeto é fruto da Expofred 2014, onde tivemos aproximadamente R$ 400 mil reais de lucro com a feira”, completa o prefeito. Os recursos oriundos da Expofred 2014 foram divididos, sendo 1/3 para a comissão central da Expofred 2016, 1/3 para a Prefeitura Municipal e 1/3 para a Associação Comercial e Industrial (ACI). A parte que cabe a Prefeitura Municipal e mais uma quantia significativa da ACI serão utilizadas para aquisição das câmeras de videomonitoramento, além de um valor doado pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Frederico Westphalen.

Após a reunião, os representantes de Frederico Westphalen realizaram uma visita pelo Departamento de Comando e Controle Integrado, acompanhados pelo Tenente Coronel Júlio César Rocha Lopes, pelo Chefe do Videomonitoramento do (DCCI), Major Gilberto da Silva Viegas, e pelo Assistente Especial do Departamento de Gestão da Estratégia Operacional, 1º Tenente  Vilmar Fernando Mendes Brasil.

 ASCOM Prefeitura Municipal de FW

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]