Administração Municipal realiza primeira edição do “Momento Saúde”

Administração Municipal, proporcionou neste fim de semana mais um grande evento voltado para a saúde da população. Por meio da Secretaria Municipal da Saúde, foi realizado no sábado, 6, a primeira edição “Momento Saúde”. O evento, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, teve como objetivo proporcionar um espaço para que a comunidade pudesse receber importantes orientações voltadas para a saúde, a fim de melhorar a qualidade de vida.

Ao longo de toda a manhã, médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estiveram à disposição da comunidade, o qual ofereceram os seguintes serviços: verificação da pressão arterial, testes de glicose e vacinações, além de orientações médicas, distribuição de repelentes, escovas dentais e carteiras do idoso. Além disso, a equipe do Serviço de Assistência Especializada (SAE) orientou a comunidade sobre doenças sexualmente transmissíveis (HIV, Sífilis e Hepatites).

Os agentes de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde também estiveram no local e orientaram sobre a  prevenção contra o mosquito responsável pela transmissão da Dengue – tema já abordado pela Secretaria Municipal da Saúde na última semana, que fez um alerta para os casos confirmados de dengue em municípios vizinhos. Já a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou a entrega de dezenas de mudas de pitanga, guabiju, araçá, jambolão e ingá, além de fornecer instruções sobre medidas de proteção ambiental. A comunidade, além de participar de uma roda de conversa com psicólogo e assistente social, também pôde praticar yoga, auriculoterapia e acupuntura.

Parceiros do evento, os alunos dos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Nutrição da URI-FW, também participaram do evento ao orientar sobre postura, autocuidado e orientações nutricionais. Durante a manhã, também foram realizadas apresentações do Grupo Mexa-se e o prefeito José Alberto Panosso, que esteve presente no evento, destacou a importância da primeira edição do evento.

– Ficamos muito felizes com a participação de centenas de pessoas que puderam receber orientações sobre saúde, alimentação saudável, vacinação, exercícios físicos, medir a pressão arterial, entre outras tantas atividades deste grande evento. Realmente, é um evento que estamos proporcionando à comunidade para que possam ter mais qualidade de vida e cada vez mais ter boas práticas de saúde. – frisou o chefe do Poder Executivo. Já a responsável pela pasta da saúde, Marta Chielle, também frisou sobre a participação da população.

– A primeira edição do “Momento Saúde” teve uma ótima aceitação da comunidade, que atendeu ao nosso chamado. Vimos que pessoas de todas as idades aproveitaram as ações e vieram em busca de tratamentos e orientações para melhorar a sua saúde e qualidade de vida. Já estamos estudando a possibilidade de realizar outras edições do evento, tendo em vista que também foi um pedido da comunidade.  – afirmou.

O evento foi uma promoção da Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, URI-FW, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus Frederico Westphalen, Lions Clube e OAB Subseção de Frederico Westphalen.

ASCOM – Prefeitura Frederico Westphalen

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]