Administração de FW solicita obras em trechos da BR-386 ao DNIT

Na última semana o prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Júnior, e o Secretário Municipal da Administração, Eduardo Milani, viajaram a Porto Alegre para protocolar junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do Rio Grande do Sul, o pedido para a construção de um trevo de acesso ao Bairro Bela Vista, na altura do Clube Serrano.

O pedido protocolado foi para que o DNIT autorize a obra, que deverá ser executada pela Prefeitura de Frederico Westphalen. A obra consiste no alargamento da pista, na construção dos elementos divisórios do trevo, pintura, tachões e tubos para drenagem.

Valmir Gabi, sócio-proprietário do Posto Serrano, fala da importância da construção do trevo, como forma de melhorar o fluxo do trânsito e evitar acidentes. “É uma preocupação da sociedade, porque é uma entrada muito movimentada. É um lugar onde tem bastante empresas, o complexo aqui é de dez empresas em torno da BR 386. A gente tem essa preocupação porque a cada 10 ou 15 dias está dando acidente, foram mais de 20 acidentes do início do ano até agora. Por isso, partiu da sociedade a gente tomar uma atitude junto com o Prefeito, que nos atendeu muito bem, abraçou a causa, sendo de extrema importância a implantação desse trevo para nós”, comenta ele.

Aproveitando a ocasião, o prefeito também protocolou um ofício solicitando ao DNIT que as licitações das passarelas sejam feitas pela Prefeitura de Frederico Westphalen, considerando que por quatro vezes consecutivas o DNIT licitou a obra sem obter sucesso.  O processo foi licitado pela primeira vez em 2012 e pela quarta vez em fevereiro de 2016,  não obtendo sucesso algum nessas licitações porque nenhuma empresa interessada na obra compareceu.

No ofício entregue ao DNIT, a Administração Municipal de Frederico Westphalen reitera o interesse exposto ainda em 2013, em que manifesta o desejo de realizar a licitação da obra das passarelas. O Prefeito de Frederico Westphalen aguarda o parecer do DNIT para essas importantes obras, que garantem a segurança da comunidade. “Não vamos desistir das passarelas. Em 2014 estávamos autorizados pelo Superintendente Nacional do DNIT a buscar a licitação pelo município, apenas tínhamos que ter a aprovação do plano de trabalho pela Superintendência do Estado do Rio Grande do Sul, que não manifestou parecer e tampouco contribuiu para a execução do processo. Desde 2013 estamos lutando para conseguir licitar pelo município essa obra, inclusive disponibilizamos equipe técnica e recursos financeiros no aporte da contrapartida. Seguimos cobrando medidas do DNIT para dar celeridade ao processo das passarelas. Com o trevo a proposta é mais simples, o próximo passo é com o DNIT de Cruz Alta. Então, esperamos que o processo tenha uma maior agilidade, tendo em vista que estamos apenas solicitando a autorização, pois a execução da obra será por parte da Prefeitura. Mesmo não sendo uma obrigação do município, nós estamos dispostos executar a obra do trevo, dentro de um cronograma estabelecido”, comenta o prefeito.

ASCOM Prefeitura de FW

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]