ACI/FW promove palestra sobre proteção contra hackers

A Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de Frederico Westphalen (ACIFW) em parceria com a empresa Virtual Bit, promoveu, na noite de ontem, 25, uma palestra voltada ao empresariado frederiquense que abordou o tema “Protegendo empresas de ataque de hackers”. O palestrante da noite foi Cristian Cleder Machado, mestre em ciência da computação pela universidade federal do rio grande do sul, possui especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Internet pela URI/FW, atua como professor do departamento de Engenharias e Ciência da Computação da URI/FW, e é coordenador dos cursos de pós-graduação em Projeto e Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis, e pós-graduação em Resiliência de Redes e Sistemas Distribuídos. Além disso, é sócio-proprietário da Virtual-bit, empresa que presta serviços em consultoria e desenvolvimento de soluções para a internet, aplicativos móveis e lojas virtuais.

Cerca de 50 pessoas participaram do evento que esclareceu questões a respeito das informações visadas por possíveis invasores, os chamados hackers. Machado comentou que as informações mais procuradas por eles são, CPFs, CNPJ, RG, Carteira de Habilitação e Passaporte, documentos que podem servir para registros em sites de e-commerce, abertura de contas e aquisição de créditos.

93% das pessoas utilizam nome, sobrenome e datas como usuário e senha de acesso. 87% utilizam nomes de filhos, cônjuges ou animais de estimação. 89% possuem esse mesmo usuário e senha para outros serviços. São alguns dos fatores que facilitam a vida dos hackers, deixando suas contas mais vulneráveis a possíveis ataques.

Além dos documentos pessoais, as empresas precisam estar atentas ao armazenamento de suas propriedades intelectuais como projetos, ideias e produtos. Informações, muitas vezes sigilosas, inovadoras e de grande valia, que podem despertar interesses de colaboradores e concorrentes, para análise de mercado e roubo de ideias.

Algumas ações podem ser realizadas para que sua empresa se proteja contra ataque de hackers. De acordo com Machado, além do termo de utilização da internet, a instalação de sistemas e ferramentas para proteção, reformulação da infraestrutura e desenvolvimento de políticas de segurança da informação, são algumas das maneiras básicas de proteção que as empresas devem adotar. Além disso, é de extrema importância que se recicle, eduque e treine seus colaboradores.

Assessoria de Imprensa ACI/FW

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]