União-FW firma parceria com universidades para testagem em elenco

A fim de cumprir rigorosamente com os protocolos sanitários elencados para a disputa da Divisão de Acesso, o União Frederiquense firmou uma parceria com duas universidades da região que vem se destacando no combate ao coronavírus: a Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões (UFSM-PM) e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Frederico Westphalen (URI-FW).

Integrantes da direção estiveram reunidos com representantes do laboratório de Microbiologia da UFSM-PM nesta semana, para estabelecer os últimos detalhes desta parceria, que irá fornecer os resultados dos testes, no máximo, até 24h após a coleta. No encontro, o União Frederiquense foi representado pelo presidente Vinícius Girardi; pelo Vice-Presidente de Futebol Profissional, Celson de Oliveira; pelo Vice-Presidente de Esportes Amadores, Edison Cantarelli; e pelo gerente de futebol, Rodrigo Rodrigues, enquanto a Universidade foi representada pelo vice-diretor e coordenador do Laboratório de Genética Evolutiva, Daniel Graichen, e pela professora e também coordenadora do projeto, Terimar Moresco.

Todos os testes serão feitos semanalmente em Frederico Westphalen, e entregues em Palmeira das Missões, cumprindo uma das exigências para a disputa da competição. Os profissionais da universidade de Palmeira das Missões estarão, em breve, em Frederico Westphalen para uma análise dos locais de circulação dos atletas e para orientar sobre os procedimentos que serão adotados. A coleta dos exames será realizada pelos profissionais da URI-FW, e o União Frederiquense será o responsável pelo transporte à universidade. 

Conforme previsto no protocolo sanitário da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) “os clubes devem atestar à FGF através do médico os resultados dos exames de COVID-19 dos atletas e comissão técnica (RT-PCR, sorológico para detecção de Imunoglobulinas G (IGG) ou teste sorológico de anticorpos neutralizantes), com antecedência mínima de 12h antes de cada partida”. 

– Estamos extremamente preocupados com a segurança dos atletas e todos os envolvidos na Divisão de Acesso deste ano, por isso contamos com o apoio desta duas instituições que, além de qualificar novos profissionais para o mercado, oferecem esta contrapartida para a sociedade com testes confiáveis e rápidos. O apoio das universidades será fundamental para o União Frederiquense nesta temporada e agradeço aos diretores por esta parceria – ressaltou o presidente do clube, Vinícius Girardi.

 

Ambas as universidades têm oferecido à comunidade a possibilidade de realizar testes de covid-19 com tecnologias inovadoras e rápidas, que proporcionam mais segurança durante este difícil momento vivido atualmente. 

Conheça o laboratório da UFSM-PM

 

A universidade está desde abril de 2020 realizando testes para detectar o novo coronavírus em pacientes com os sintomas da doença, através do projeto de extensão UFSM-Detecta. De acordo com Daniel Graichen, vice-diretor do campus, coordenador do Laboratório de Genética Evolutiva e um dos coordenadores do projeto até o momento já foram realizados mais de 25 mil testes, com um valor muito abaixo do mercado, resultando em uma oportunidade para as prefeituras tomarem decisões administrativas subsidiadas com informações fidedignas. Para realização do trabalho, fazem parte da equipe, estudantes de graduação e de pós-graduação, egressos e servidores (técnico-administrativos em educação e docentes). O laboratório da universidade segue os protocolos estabelecidos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) o que garante uma segurança ainda maior aos procedimentos adotados no local.

Conheça o laboratório da URI-FW

 

O Laboratório de Análises Clínicas da URI/FW atende desde 2004 a comunidade de Frederico Westphalen e região com a realização de exames laboratoriais particulares, pela UNIMED e SUS. São prestados serviços de exames Hematológicos, como hemograma, perfil bioquímicos, como glicose para diagnóstico da diabete, perfil lipídico, renal, hepático, além de exames microbiológico (infecção urinária), Imunológicos (hepatites, teste de gravidez), toxicológico para renovação da carteira de motorista, sexagem fetal (a partir de 8 semana de gestação), entre outros.

 

O Laboratório atende de segunda a sexta-feira das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h e está localizado no prédio 13 – URI, que fica em frente à Escola Estadual Técnica José Cañellas, telefone: (55) 3744-9295 ou no e-mail: lac@uri.edu.br.

*Com informações de: Assessoria de imprensa URI-FW e UFSM-PM

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]