Inicia nesta quarta-feira, 4, o período de votação da Consulta Popular no Rio Grande do Sul. Até a sexta-feira, 6, os gaúchos poderão votar via internet, por meio do endereço consultapopular.rs.gov.br ou via SMS para o número 30264, com a mensagem RSVOTO # nº do título de eleitor # nº da demanda (Exemplo: RSVOTO#0000000000#1).
A votação tem como objetivo definir as prioridades na divisão do orçamento de 2020, contemplando o recurso de R$ 20 milhões que será repartido entre os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). A região do Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau), que abrange o município de Frederico Westphalen, irá receber R$ 685 mil e tem como prioridade a área da agricultura.
Os municípios que obtiverem maior número de votos receberão uma parcela maior dos recursos, por isso é muito importante a participação da comunidade. A cédula terá três opções:
Demanda nº1: Programa de apoio e fortalecimento das cadeias produtivas indutoras do desenvolvimento regional.
- Destinada a reforma e ampliação de estruturas de propriedades/agroindústrias rurais adequadas à visitação turística;
- Construção de espaços/galpões para utilização na atividade de bovinocultura de leite;
- Fortalecimento das cadeias da fruticultura, com destaques para a vitivinicultura e citricultura; apicultura; caprinocultura; ovinocultura; piscicultura; aves; bovinocultura de leite; suínos; erva mate; porongo; hortaliças e pedras preciosas;
- Fertirrigação
Demanda nº2: Programa de apoio à gestão e sucessão familiar
- Intensificar o trabalho com os jovens do meio urbano e rural, levando alternativas de renda, oferecendo cursos e formações. Além de despertar o senso crítico e espírito de liderança dos jovens, mediante processos de discussão das temáticas pertinentes à realidade em que estão inseridos, de forma a enxergar nos empreendimentos urbanos e rurais alternativas de empreender e obter renda satisfatória.
Demanda nº3: Projeto Jovem Empreendedor Rural
- Resgatar no jovem, filho de agricultores, o entusiasmo e a motivação de permanecer no meio rural, com geração de renda, qualidade de vida e inclusão social.