Representando a Câmara de Frederico Westphalen, os vereadores Leandro Mazzutti, vice-presidente, e Aline Ferrari Caeran, participaram na manhã desta sexta-feira, 12 da inauguração do espaço destinado para livros umbandistas na Biblioteca Municipal Carlos Luiz Vendruscolo.
No total são mais de 20 títulos já cadastrados que podem ser retirados. “É uma grande conquista para nós da Associação Vale dos Orixás e consequentemente para a comunidade. A partir de hoje a história começa a contar com um novo capitulo com o protagonismo cada vez maior da umbanda e dos cultos afros porque a umbanda não só acolhe, mas também precisa ser acolhida na sociedade onde está inserida para que possamos disseminar aquilo que somos que é: paz, amor, caridade e uma história a ser contada”, disse a presidente Juliane Coelho Piovesan.
A secretária de Educação e Cultura, Rosane Loose, responsável pela aquisição dos livros pontuou dificuldade para encontrar algumas obras já esgotadas nas editoras e reforçou que os espaços como o da biblioteca são de diversidade cultural e de aprendizagem por isso a importância de poder contemplar todos os públicos.
Em nome da Câmara, o vereador Leandro Mazzutti lembrou que vivemos em um país laico e que precisamos evoluir enquanto sociedade rompendo barreiras de preconceito e intolerância. Já o prefeito em exercício, João Francisco Vendrusculo pontuou que a umbanda, assim como as demais crenças instituídas no município são importantes social e culturalmente e devem buscar seus espaços na sociedade.
Ainda durante a cerimônia que marca o dia 15 de novembro, dia nacional da umbanda, houve a apresentação do Coral da associação e os familiares de Ester Terezinha Borgutti, fizeram a doação de alguns livros do acervo particular cacique de terreiro que faleceu em 2019, em breve estes títulos também estarão à disposição para serem retirados pela comunidade.