A Brigada Militar e a Polícia Rodoviária Federal interceptaram uma caminhonete totalmente carregada com cigarros contrabandeados durante ação de combate ao crime na BR 386 em Frederico Westphalen. O veículo que tinha placas clonadas foi roubado a mão armada em Santa Catarina.
A caminhonete suspeita tentou fugir da abordagem por cerca de 20 km em uma estrada de chão, até bater em uma árvore. Foi constatado o carregamento de 28 mil maços de cigarros de origem estrangeira. Além disso, a caminhonete estava somente com o banco do motorista e portava placas clonadas. Segundo a policia o veículo foi roubado em 2016 na cidade catarinense Campos Novos.
O condutor da caminhonete foi preso em flagrante pelo crime de contrabando, com pena prevista de 2 a 5 anos de reclusão. Ele informou aos policiais que tinha como destino a cidade de Cruz Alta/RS.
Só em 2016, o Brasil teve prejuízo de 130 bilhões com o contrabando segundo dados do Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade. Ainda, alimenta outros crimes, especialmente o roubo de veículos.
Esta é a segunda grande apreensão de cigarro na região nos últimos dias. Dia 6 deste mês a PRF apreendeu uma carreta com carga avaliada em quase 2 milhões de reais.