Um vazamento de gás Amônia, na unidade da JBS de Frederico Westphalen, causou a intoxicação de várias pessoas, por volta dás 17h30min, desta quarta-feira.
De acordo com informações da equipe do Samu, em torno de 30 pessoas foram encaminhadas ao Hospital Divina Providencia para receber atendimento médico.
Ainda conforme o Samu, algumas pessoas tiveram intoxicação leve, outras um pouco mais expostas, sentiram mais os efeitos do gás e algumas inclusive foram encaminhada inconscientes ao HDP.
Alem do Samu uma ambulância da Sec Municipal de Saúde e populares ajudaram a conduzir as pessoas ao Hospital.
Informações preliminares dão conta que um caminhão rompeu um cano por onde a amônia era conduzida. Segundo o Samu o vazamento foi em uma área externa, o que facilitou a dissipação do gás e aliviou os efeitos. Se ocorresse em um ambiente fechado, as pessoas expostas seriam gravemente afetadas.
A amônia quando inalada pode causar sensação de queimação, tosse, dor de garganta e falta de ar. No caso de uma exposição um pouco mais prolongada, pode causar edema pulmonar.
No inicio da noite a JBS divulgou nota sobre o ocorrido:
“A JBS informa que por volta das 17 horas de hoje, houve um vazamento de amônia em sua unidade de Frederico Westphalen, localizada no Rio Grande do Sul. O plano de emergência foi acionado e todos os colaboradores foram evacuados da planta.
A JBS esclarece que não houve colaboradores feridos no incidente e que 25 pessoas que apresentaram mal-estar foram encaminhadas ao hospital para receberem o atendimento médico necessário. A empresa informa ainda, que as causas do incidente já foram investigadas, bloqueadas e ações preventivas estão sendo implementadas para que o fato não torne a se repetir.”