Valencia volta a marcar duas vezes pelo Inter após quase um ano e cresce para decisão do Gauchão

Em um Inter cheio de desfalques por lesões, Enner Valencia teve protagonismo no momento importante. O time garantiu vaga na final do Gauchão ao vencer o Caxias de virada no Beira-Rio com destaque para o equatoriano. Foram dois gols no jogo, algo que não ocorria há quase um ano.

Com um time inteiro no departamento médico, além de mais uma saída – Wanderson – às vésperas do jogo de volta da semifinal, o técnico Roger Machado se viu com poucas alternativas no ataque colorado.

Em campo, o Caxias foi para o intervalo na frente, mas o Inter melhorou no segundo tempo e construiu a virada a partir do próprio Valencia.

Sem Borré, titular da equipe considerada ideal, Valencia tem a missão de ser o “fazedor de gols”. E assim o fez, em dose dupla. Primeiro, cavou pênalti que ele mesmo bateu para empatar o placar. Depois, já com vitória parcial do Inter, anotou o terceiro gol para selar o resultado.

Há quase um ano o equatoriano não marcava duas vezes numa mesma partida. A última havia sido em 13 de março, na vitória por 2 a 0 sobre o Nova Iguaçu, pela Copa do Brasil. Mais tarde, durante a temporada passada, Valencia chegou a viver um jejum de 11 jogos sem gol.

Embora tenha feito os últimos jogos do Brasileirão passado como titular ao lado de Borré, o camisa 13 iniciou 2025 novamente como reserva. Ele chegou a reeditar parceria com o colombiano uma vez no Gauchão, mas a lesão do companheiro o fez retomar a titularidade sozinho.

Neste momento, ainda sem a certeza de retorno de Alan Patrick, Wesley e o próprio Borré para o Gre-Nal da decisão do estadual, cabe a Valencia ser um dos condutores do ataque, junto a nomes recém-chegados como Carbonero e Vitinho.

– O Valencia novamente fazer os gols, da forma que tem as virtudes, é importante. O crescimento dele nos dá alternativas consideráveis, o que é importante neste momento decisivo – declarou Roger no último sábado.

O treinador chegou a dizer que “não larga a mão de ninguém”, em referência ao mau momento vivido pelo equatoriano na temporada passada. Na vitória de sábado no Beira-Rio, o centroavante foi ovacionado pela torcida desde o anúncio da escalação e mais ainda após os gols.

Agora, Valencia chegou a quatro gols no Gauchão. É vice-artilheiro do time, com um a menos que Vitinho. Se Roger não conseguir ter todos os retornos do poderio ofensivo nas finais, sabe que conta com um jogador que vai retomando protagonismo no momento de decisão.

Fonte: ge RS

Foto: Ricardo Duarte/Internacional