A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quinta-feira, o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. A decisão foi comunicada durante apresentação dos resultados de segurança, eficácia e tolerabilidade do imunizante para as faixas etárias. De acordo com a Anvisa, a dose reduzida para crianças mostrou eficácia estimada de 90% na incidência de casos de coronavírus, além de presença significativa de anticorpos contra a variante Delta, de maior transmissibilidade no País. O estudo foi feito com mais de 2.250 pessoas dessa faixa etária.
A liberação da vacina para o público – que terá dose diferente daquela aplicada em maiores de 12 anos – deve ser publicada ainda hoje no Diário Oficial da União. Assim, com o registro, o imunizante já pode ser aplicado. Contudo, ainda não há previsão de quando a campanha destinada às crianças inicie no país. Até o fim da manhã desta quinta-feira, o Ministério da Saúde não havia divulgado qualquer calendário de compra das doses específicas para a faixa etária dos 5 a 11 anos.
A dose da vacina que será aplicada nas crianças equivale a um terço da dose usada nos adultos, e o imunizante poderá ser armazenado por dez semanas à temperatura de 2°C a 8°C. Já a vacina aplicada em pessoas acima de 12 anos pode ser guardada por quatro semanas após o descongelamento. O frasco infantil é de cor laranja, enquanto o adulto é roxo.
A Anvisa sugeriu que a imunização contra a Covid-19 dessa faixa etária seja feita separadamente da dos adultos. A vacina aprovada para crianças é administrada em duas doses de 10 microgramas com três semanas de intervalo.
Além disso, Anvisa pediu que ela não seja aplicada ao mesmo tempo que outras vacinas. Por precaução, o pedido é de intervalo de até 15 dias. Ainda não foram apresentados pelo laboratório dados como a duração da proteção e a efetividade contra a ômicron ou novas variantes que ainda apareçam.
Confira o cronograma de liberação da vacina:
12 novembro – Anvisa recebe pedido de liberação da Pfizer
23 de novembro – Exigência de dados pela Anvisa
6 de dezembro – Cumprimento da exigência pelo laboratório
10 de dezembro – Reunião com sociedades médicas
16 de dezembro – Conclusão da análise
Principais diferenças entre vacinas de crianças e adultos:
Dose: para crianças é de 10 ug | para adultos é de 30ug
Volume de injeção: para crianças é de 0,2 mL | para adultos é de 0,3 mL
Concentração de mRNA: para crianças é de 0,1 mg/Ml | para adultos é de 0,5 mg/Ml
Doses por frasco: na vacina de crianças é de 10 doses por frasco | na vacina de adultos é de 6 doses por frasco
Quantidade de diluente: na vacina de crianças é de 1,3 mL | na de adultos é de 1,8 mL
Armazenamento: vacina de crianças é de 10 semanas em temperatura 2º a 8ºC | a de adultos é de 1 mês em temperatura de 2º a 8ºC
Cor do frasco: laranja para crianças | roxo para adultos
O imunizante da Pfizer para crianças não pode ser diluído ou administrado com outras vacinas. O órgão destacou que pessoas que completarem 12 anos depois da primeira dose, devem manter o calendário vacinal com a menor dose (de 10 ug).