O Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização, está ampliando o Calendário Nacional de Vacinação. Segundo o Ministro Artur Chioro, essa medida tem por objetivo inserir a vacina quadrivalente, contra o papilomavírus humano (HPV), no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina atua na prevenção do câncer do colo do útero, doença que no Brasil é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres.
A vacina quadrivalente contra o HPV possui os subtipos HPV 16 e 18, que previne os grandes responsáveis por casos de câncer de colo de útero no mundo. De acordo com a secretária municipal da saúde, Marli Vesdruscolo, “essa vacina é de extrema importância para as meninas entre a faixa etária de 9 a 11 anos, pois assim como as outras vacinas ela é inofensiva e só vem ajudar na prevenção da vida jovem e adulta da mulher”.
No último dia 09 de março, segunda-feira, se iniciou a vacinação contra HPV para as adolescentes de 09 a 11 anos de idade, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência. Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses da vacina contra HPV: a primeira dose no dia 9 de março, a segunda que deve ser aplicada após 6 meses da primeira aplicação, já a terceira dose deve ser aplicada após 5 anos da segunda aplicação.
A Secretária Municipal da Saúde lembra que é necessário levar o cartão de vacinação ou a caderneta do adolescente no dia da vacina, pois sem a mesma não ocorrerá vacinação. Para a realização da vacina é necessário também autorização e acompanhamento dos pais ou responsáveis.
A secretaria lembra que as meninas que não fizeram a segunda dose da vacina da campanha em 2014, podem estar atualizando o seu esquema vacinal, pois para estarem devidamente protegidas devem realizar as três doses.
A vacina estará disponível nas seguintes unidades básicas de saúde de Frederico Westphalen: