A cada dia que passa o movimento verde em defesa e preocupação com o meio ambiente torna-se presente e consistente em sociedade, em Frederico Westphalen não é diferente.
Na manhã desta terça-feira, 11, o União Frederiquense junto ao Grupo Creluz realizou uma coletiva de imprensa para anunciar e assinar contrato para mais um grande passo da parceria entre as instituições.
Após a construção de uma proposta e um projeto consistente, o Grupo Creluz será responsável pela instalação de uma usina solar e foi adquirido os direitos para a geração de energia solar de 1 MW dentro da área do União por 25 anos junto a construção de uma usina.
De acordo com o Presidente da Creluz, Elemar Battisti, com esse direito adquirido será suficiente para o União bancar a iluminação do estádio com qualidade moderna.
“O projeto é sustentável e de longo prazo, é um grande pacote ambiental com jardinagem, plantio de mudas, captação de chuva, foram R$ 508 mil por esse direito, será possível adquirir uma iluminação de led com a Zagonel conforme a parceria em andamento” destaca Battisti.
INVESTIMENTO
O Grupo Creluz investiu até o momento em parte elétrica, transformadores, redes, poste, aterramento, dentre outros, um montante de R$ 508 mil.
USINA SOLAR SOL DA UNIÃO E GERAÇÃO DE ENERGIA
A usina será denominada “Usina Solar Sol da União”, localizada no estádio ou próximo dele.
Segundo Battisti, a geração de energia na Arena será suficiente para uma média de 500 casas. “Isso pode ser em arquibancadas, estacionamento, solo, importante é que parte dessa energia será para o União Frederiquense”, frisa.
Já o trabalho ambiental será construído aos poucos com biólogos e engenheiros.
IMPACTO
Para o Presidente do União Frederiquense, Vinícius Girardi, o impacto da parceria é grandioso. “Tínhamos um casamento com a Creluz na mídia há anos, e agora gerar a iluminação para o nosso torcedor, para a nossa arena, temos uma possibilidade de geração de energia”, contempla Girardi. Destaca ainda que esta é a resolução de um problema imediato. “Existe a necessidade de ter um estádio iluminado, o que facilita a vida do torcedor, vamos transformar a Arena em um grande case ambiental, é um dia histórico para o União!”, finaliza.