Setenta quilômetros separam Frederico Westphalen de Palmeira das Missões. Mas no próximo domingo, 16, as duas cidades estarão ligadas por um mesma paixão: o futebol. Torcedores de União Frederiquense e Palmeirense terão os olhos voltados para o gramado do Estádio Vermelhão da Colina, que será o palco da partida válida pelo Campeonato Valmir Louruz.

O clube da casa fará sua estreia na competição, que disputa pela primeira vez em sua história. Já o Leão das Missões fez seu primeiro jogo no último domingo, 9, e perdeu para o Gaúcho, em casa, por 1 a 0. A equipe comandada por Jair Galvão vem motivada pela classificação à próxima fase da Copa Luis Fernando Costa. O União, mesmo eliminado na competição de mata-mata, ganhou confiança com a vitória de 1 a 0 sobre o São José.

Mesmo com a proximidade geográfica, esse será o primeiro enfrentamento entre os clubes. Se há rivalidade, deverá ficar mesmo entre os torcedores. No campo profissional, União e Palmeirense jogam junto, inclusive com a parceria de empréstimo de jogadores.

EVOLUIR A CADA JOGO

O futebol apresentado pelo União Frederiquense na partida de volta, contra o São José, agradou aos torcedores e à comissão técnica. Porém, para o técnico Marcelo Caranhato, a equipe ainda precisa melhorar em muitos aspectos. Um dos problemas detectados pelo treinador é que o time teve dificuldades em ficar com a segunda bola.

– Ainda temos muito a evoluir, tanto na parte tática quanto nas características individuais dos atletas. Alguns jogadores podem render mais. O nosso sistema de jogo também poderá passar por mudanças para quer o time se torne mais ofensivo e crie mais chances de gol. Para o jogo de domingo esperamos ter um pouco mais de mobilidade, de organização, principalmente defensiva –, citou Caranhato.

REPETIR O QUE DEU CERTO

Em relação ao time que enfrentou o São José, domingo, algumas mudanças deverão ser promovidas pelo técnico Marcelo Caranhato no União. O meia Dewide, que cumpriu suspensão no último jogo, retorna ao time titular. Com as peças que têm em mão, o treinador pode optar por diferentes esquemas táticos, até mesmo com alternância no decorrer da partida, como foi o caso do último jogo, quando o time passou a jogar de outra forma na etapa final.

– Temos algumas variações de esquema tático. Em alguns momentos do jogo liberamos o Thomas pelo lado direito e o Willian pelo lado esquerdo e ficamos com três zagueiros. No segundo tempo do jogo de domingo ficamos com uma linha de quatro, com dois volantes à frente da área, liberando assim o Willian pelo lado esquerdo e adiantando um pouco mais o Marcio Reis por dentro. Aí colocamos o Cristiano pelo lado direito e um jogador de referência, que era o Mattana. Essas variações são importantes para não tornar-se muito previsível e criar uma dinâmica de jogo –, explicou o treinador.

No treinamento realizada na tarde de ontem, Caranhato testou o time com Thomas na direita, Gil na esquerda, com Raul e João Carlos na zaga. Jovany formou a dupla de volantes com Talheirmer, que pela primeira vez poderá iniciar a partida como titular. Com essa formação, Marcio Reis passa a jogar mais adiantado, tendo a seu lado Dewide e Willian Bones. Mattana passa a ser a referência no ataque.

REFORÇOS

O lateral-esquerdo Juliano Tatto, que defendia as cores do Concórdia no Campeonato catarinense Série B, se apresentou ao União nesta quinta-feira, 13, e já treinou com o restante do grupo. O experiente jogador, que já teve passagem pelo clube, poderá assumir a titularidade na posição.

Para o setor ofensivo deverão chegar dois reforços. Um deles já está em Frederico Westphalen, fará exames médicos e poderá ser anunciado nos próximos dias. Outro está em negociação avançada e pode ter seu nome divulgado na próxima semana.

Texto: Almir Felin/Folha do Noroeste
Foto: URI/FW