Na manhã desta sexta-feira (8), a gestão da Universidade Federal de Santa Maria deliberou pela desobrigatoriedade do uso de máscaras, mas segue recomendado fortemente o uso da mesma nos ambientes fechados. Essa decisão levou em conta o parecer da Procuradoria Jurídica da UFSM, que afirma que a Universidade tem autonomia para definir sobre isso e, principalmente, a recomendação do Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação – COVID 19 – UFSM (COE-E UFSM) sobre esse assunto.
Diante da opinião dos especialistas da área da saúde, avaliou-se que o momento atual da pandemia e o fato de que grande parcela da comunidade acadêmica estar vacinada permite desobrigar o uso. No entanto, segue a recomendação do uso de máscaras de boa qualidade em ambientes fechados e do distanciamento físico de pelo menos um metro, buscando proteger os indivíduos em situação de maior vulnerabilidade.
A UFSM estará sempre atenta às reuniões do COE-E e tomará qualquer decisão pensando sempre na saúde e no bem estar de sua comunidade.