UFSM/FW terá vagas no novo curso de Doutorado em Agronomia – Agricultura e Ambiente

Estão abertas, até o dia 25 de agosto, as inscrições para a 4ª janela de ingresso na pós-graduação da UFSM, pelo Edital Nº 065/2024 da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM. Estão sendo ofertadas vagas em 15 cursos de especialização, mestrado e doutorado da universidade. A inscrição deve ser realizada exclusivamente via web, conforme disposto no Edital Geral (Nº 065/2024 – PRPGP/UFSM) e no Edital Específico do curso pretendido.

No Campus da UFSM em Frederico Westphalen (UFSM/FW), estão sendo ofertadas 13 vagas na primeira turma do curso de Doutorado em Agronomia – Agricultura e Ambiente (PPGAAA), para diplomados(as) em curso superior de Agronomia, Engenharia Florestal ou áreas afins e com titulação de mestre(a). Também são oferecidas 14 vagas no Mestrado em Agronomia – Agricultura e Ambiente, voltadas a diplomados(as) em curso superior de Agronomia, Engenharia Florestal ou áreas afins. 

O Edital Nº 065/2024 – PRPGP/UFSM e o Edital Específico dos cursos de Mestrado e Doutorado em Agronomia – Agricultura e Ambiente podem ser consultados no link: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/editais/065-2024. O site do PPGAAA está disponível: https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/frederico-westphalen/ppgaaa.

 

Implementação do Curso de Doutorado na UFSM/FW

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Agricultura e Ambiente da UFSM/FW conquistou um marco histórico com a aprovação do curso de doutorado. O Curso é fruto de um desejo antigo do PPGAAA e da comunidade acadêmica e se apoia no sólido desempenho do programa no nível de mestrado, que alcançou conceito 5 (o máximo para esta categoria) na última avaliação da CAPES.

Após propostas submetidas em anos anteriores, a aprovação veio na 231ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da CAPES, em agosto de 2024. Na ocasião, apenas dois novos doutorados da área receberam conceito 5, entre eles o PPGAAA. Com a publicação no Diário Oficial da União e a aprovação nas instâncias internas da UFSM, o PPGAAA concluiu a estruturação do curso, viabilizando a oferta de vagas e a implementação do mesmo em 2025.

Para o coordenador do PPGAAA, a criação do doutorado marca um novo ciclo para a região. “É gratificante oferecer formação até o mais alto nível sem que os profissionais precisem sair daqui. Agora, teremos doutores formados na UFSM/FW contribuindo para a ciência e o desenvolvimento regional. Como alguém da região, que precisou cursar toda a graduação e pós-graduação fora, é uma satisfação dobrada participar desse processo”, destacou.

 

Fonte: Assessoria UFSM/FW