Após a belíssima apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria no domingo, 13 de outubro, as atividades comemorativas dos 18 Anos da UFSM/FW continuaram na manhã da última quarta-feira (16), data em que a UFSM/FW celebrou os seus 18 anos. A comunidade acadêmica foi recebida com a fala da vice-diretora, professora Eliane Pereira dos Santos, no Hall do Prédio Principal do Campus. 

Após, a Comissão Setorial de Cultura e Arte fez a divulgação e premiação dos textos classificados no Concurso Literário 2024 “As lembranças que eu tenho da UFSM/FW”, com os seguintes ganhadores: 

I – Categoria CRÔNICA:

1) Servidores:

1º lugar: “Memórias de um Edital” de Querubina Aurélio Bezerra.

2º lugar: “Passagem na UFSM/FW resumida em 3 atos”, de Raphael Corrêa Medeiros

3º lugar: “Zona de Conforto”, de Sirlene Aparecida dos Santos

2) Discentes (única inscrição):

“Um colo de mãe na UFSM/FW”, de Julia Frizon Cechin

II – Categoria POEMA:

1) Servidores:

1º lugar: “Poema à Belinha” de Carlos Eduardo da Silva Ribeiro.

2º lugar: “Vozes e Raízes na UFSM/FW”, de Adriana Carolina Gamboa

3º lugar: “Sempre a refletir”, de Raphael Corrêa Medeiros

2) Discentes:

Não houve inscrições.

O Concurso objetivou conhecer histórias e celebrar os momentos vivenciados na Instituição, fortalecendo os laços existentes com as pessoas que dela fazem parte ou que por ela passaram. Buscou, ainda, oportunizar o reconhecimento de talentos da comunidade universitária e, por meio dos textos publicados, revelar à comunidade em geral o universo da UFSM/FW.

Na sequência, ocorreu a apresentação do espetáculo “Danças populares no coração do Rio Grande” pelo grupo Mojubá, sob a direção do professor do curso de Dança da UFSM Jessé da Cruz e promoção da SEDUFSM. O espetáculo teve por objetivo disseminar as manifestações da cultura popular brasileira, com Boi Bumba, Carimbó, Lundu, Orixá, Afoxé e Dança Afro-brasileira. Dessa forma, a apresentação do espetáculo se desenvolveu a partir de elementos culturais das matrizes indígenas e afro-brasileiras, objetivando dar visibilidade a essas manifestações, contribuindo para sua valorização.

Fotos: Tainara Gonçalves